Segundo alerta da Semarh aviso pode se estender até sexta-feira (10)
Em novo alerta emitido na tarde desta quarta-feira, 08, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o alerta de chuvas para a região leste de Alagoas. O aviso meteorológico prevê ainda aumento das chuvas a partir da noite de hoje, podendo se estender até a sexta-feira (10).
As regiões mais afetadas são Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste. Nas demais regiões, também há previsão de chuvas, intercalando com períodos de tempo seco.
“A persistência de um sistema de alta pressão sobre o Oceano Atlântico segue favorável à propagação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera. Este padrão no escoamento atmosférico mantém a maior ocorrência de chuva no leste da Região Nordeste. Na metade norte das regiões do Litoral e Zona da Mata de Alagoas, estes acumulados podem exceder 90 mm nas próximas 24 horas. Atenção especial para o aumento dos acumulados de chuva no Litoral e Zona da Mata, bem como na região metropolitana de Maceió”, diz trecho do documento divulgado
Com o novo alerta, está mantido o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, e de deslizamentos em áreas de encostas.
Também no dia de hoje, o monitoramento hidrometeorológico realizado pela Superintendência de Prevenção
em Desastres Naturais/Sala de Alerta da SEMARH informa que:
1. Os Rios Coruripe, Piauí e Canduípe continuam elevados com tendência de estabilização e diminuição dos seus respectivos níveis;
2. A bacia do Rio Jequiá recebeu um grande aporte de água da chuva, sendo uma das regiões de maior volume pluviométrico no estado durante este evento. Esse aporte de água foi todo absorvido pela lagoa de Jequiá, que teve seu nível bastante elevado, e mesmo com o cessar das chuvas continua elevado com escoamento lento para o oceano, devido a influência da maré;
3. Os Riachos litorâneos e menores, como o Jacarecica e o Silva, estabilizaram com a diminuição das chuvas e apresentam tendência de diminuição de nível;
4. O Rio São Miguel atingiu nível máximo de 343 cm durante a noite de ontem chegando ao início de transbordamento nas primeiras casas. Com a redução das chuvas desde a tarde de ontem estabilizou e lentamente começa a diminuir o nível;
5. Os Rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe, durante o evento de chuvas mantiveram seus níveis dentro da normalidade, com cotas abaixo das cotas de atenção;
6. O nível da Lagoa Manguaba no município de Marechal Deodoro continua elevado, mas com variação de nível já regida pela variação de maré, apresentando tendência de estabilização sem atingir a cota de transbordamento que é de 270 cm. No município de Pilar, o nível da Lagoa Manguaba continua elevando-se lentamente, com tendência de estabilização e variação regida pela variação de maré.
Inmet
Às 15h de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois novos alertas para o estado de Alagoas. Um de perigo potencial (cor amarela) e outro de perigo (cor laranja), com validade até às 10h desta quinta-feira (09).
O primeiro traz possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora, ou, 50 mm por dia, com ventos intensos que podem chegar entre 40 a 60 km por hora, para 32 municípios.
No segundo, as chuvas podem ficar entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora, ou, 50mm a 100mm por dia, com ventos intensos que podem chegar entre 40 a 60 km por hora, em Maceió e mais 57 cidades.
Nos dois casos há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As cidades que devem ficar em atenção são:
Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande,Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Craíbas, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Estrela de Alagoas,Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano,Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz do Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho D’Água Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São Brás,São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links:
http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao
http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico