Chegada da quadra chuvosa apresenta uma predisposição à circulação deste vírus que pode afetar as pessoas na faixa etária de até 20 anos
O reaparecimento do sorotipo três da dengue em Alagoas acende um alerta sobre os cuidados para evitar a doença. Isso porque esse é o tipo mais grave da arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e há cerca de 15 anos não circulava no Estado. O infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Renee Oliveira, explica porque ele é considerado mais grave do que o um e o dois.
De acordo com o especialista, no Estado há a predominância do sorotipo um, mas a chegada da quadra chuvosa apresenta uma predisposição à circulação do arbovírus. “O vírus da dengue possui quatro sorotipos. A infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair a doença se houver um contato com um tipo diferente. No caso do sorotipo três, que não circulava há alguns anos no Estado, faz com que a população não apresenta imunidade para o vírus e, deste modo, esteja suscetível a ele”, recomenda.
Quanto à prevenção, o infectologista da Sesau ressalta que os cuidados devem ser os mesmos já adotados para os demais sorotipos do vírus da dengue, com a adoção de medidas de combate ao mosquito do Aedes aegypti. “Toda população deve realizar a limpeza dos ambientes domésticos, evitar os vasos de plantas aquáticas, pneus em locais descobertos, caixas d’água mal tampadas e calhas sujas”, recomenda Renee Oliveira, enfatizando que as pessoas que residem nos municípios da I Região de Saúde de Alagoas e que estejam na faixa etária preconizada, devem tomar a vacina contra a dengue.
Panorama da Dengue
Ainda com relação ao Boletim, este ano foram confirmados três óbitos, sendo um em Atalaia, um em Viçosa e um em Porto de Pedras. No mesmo período do ano passado não houve nenhum óbito confirmado.
Atualmente, há o registro de sete óbitos suspeitos, que estão em investigação nos municípios de Teotônio Vilela (1), Boca da Mata (1), Porto de Pedras (1), Viçosa (1), Maceió (2) e São Luís do Quitunde (1).