Interior

Junqueiro, São Sebastião, Traipu e Capela têm fornecimento de água afetado por falta de energia

A falta de energia na Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Riachão deixou irregular, nesta sexta-feira (10), o fornecimento de água para Junqueiro e São Sebastião. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já registrou a ocorrência com a concessionária de energia.

Tão logo o potencial elétrico seja restabelecido, a Casal voltará a captar, tratar e repassar água de qualidade para a Águas do Sertão, que é a empresa que a distribui em Junqueiro. Já em São Sebastião, a Companhia retomará o ciclo completo do abastecimento.

Ascom Casal

Utilidade Pública da Casal10

Traipu

Também no dia de hoje, uma falta de potencial elétrico prejudica o funcionamento da captação de água em Traipu. Devido a esta situação, o fornecimento do líquido para o município está deficiente. Além disso, o excesso de vegetação e resíduos, trazidos pela correnteza do rio também está inviabilizando a realização dos serviços no local.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já registrou a ocorrência com a concessionária responsável e aguarda o retorno da energia elétrica. Por outro lado, a equipe de eletromecânica da Casal foi direcionada para realizar a limpeza da captação que foi paralisada pelos materiais indesejados provenientes da água. Segundo os técnicos, o serviço está previsto para ser concluído até às 16h.

Após a normalização das atividades na captação, a água tratada será repassada à Águas do Sertão, empresa responsável por distribuí-la aos moradores de Traipu.

Sobre o assunto relacionado à energia, a Equatorial enviou uma nota de esclarecimento. Confira abaixo.

Nota de esclarecimento

Sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrado nesta sexta-feira (10), que está afetando o abastecimento de água do município de Traipu, a Equatorial Alagoas informa que recebeu o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e já está adotando as medidas necessárias, de competência da Distribuidora, para restabelecer a energia elétrica na unidade o mais breve possível.

Capela

Em Capela, uma falta de energia afeta, desde às 5h15 da manhã de hoje, o fornecimento de água. Ocorre que a suspensão da eletricidade deixou inoperante a estação de captação da Casal). Essa estrutura é responsável por coletar o líquido bruto que será tratado e bombeado para o município.

O órgão registrou a ocorrência com a concessionária de energia e aguarda o retorno do potencial elétrico. Quando isso ocorrer, a companhia voltará a produzir água de qualidade, repassando-a para a Verde Alagoas, que é a empresa responsável por distribuí-la para a população de Capela.

O sistema de abastecimento já havia ficado inoperante por 22 horas seguidas de quarta (8) para quinta-feira (9) por falta de fornecimento elétrico. Por volta das 11h dessa quinta, a energia foi restabelecida, porém, às 12h57, faltou energia novamente e o serviço somente foi restabelecido após as 22h, ou seja, foram mais nove horas seguidas sem eletricidade. Desse modo, entre quarta e quinta-feira, o sistema ficou parado por 31 horas.

Veja também: Sistema de abastecimento de Capela sofre nova parada após 22 horas sem energia

Com a falta de energia verificada hoje, novamente o sistema fica inoperante e prejudica o abastecimento da população da cidade inteira, que ainda estava em fase de recuperação gradativa. Sobre o assunto, a Equatorial enviou uma nota de esclarecimento:

Nota de esclarecimento

A Equatorial Alagoas informa que recebeu o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) na manhã desta sexta-feira (10) e uma equipe técnica está a caminho do local para realizar uma inspeção minuciosa na rede elétrica, com o propósito de identificar as possíveis causas das interrupções do fornecimento de energia na unidade.

Caso seja constatada alguma anomalia na rede elétrica, a distribuidora irá adotar as medidas necessárias, que forem de sua responsabilidade, para resolver a situação o mais breve possível.