Futebol

Aston Villa supera falha feia de Dibu Martínez e busca empate com Liverpool graças a ‘estrela’ de atacante que saiu do banco

Foi uma tarde de um grande jogo de futebol na Premier League. Nesta segunda-feira (13), no Villa Park, o Liverpool saiu à frente do placar no segundo minuto de jogo, em falha gigante do goleiro argentino Dibu Martínez, abriu dois gols de vantagem, mas sofreu o empate do Aston Villa nos minutos finais.

Para o roteiro ser ainda mais incrível: o autor dos dois gols que igualaram o placar foi John Durán, que saiu do banco de reservas aos 35 minutos da segunda etapa.

O resultado não faz muita diferença para os Reds, que estão garantidos na terceira colocação. O ponto, porém, é importante para o Aston Villa, que ainda briga pela última vaga na Champions League. Quem ameaça a classificação é o Tottenham, que tem um jogo a menos e encara o Manchester City na terça (14).

Primeiro tempo agitado

Foi um ótimo primeiro tempo. Uma falha de Dibu Martínez logo no segundo minuto de jogo poderia ter condicionado a partida, mas não foi o que aconteceu. O Liverpool desceu com Elliot, que cruzou. A bola desviou levemente em Pau Torres e o goleiro argentino errou feio. Não conseguiu ficar com a bola e empurrou para o próprio gol, marcando contra.

Os Reds, com a vantagem, começaram melhor. Mas o Aston Villa não se abateu e chegou ao empate aos 11. A equipe saiu em contra-ataque, com boa jogada de Watkins. O camisa 11 foi para cima de Quansah e tocou para trás. Tielemans apareceu sozinho, na entrada da área, e chutou para balançar a rede.

O duelo ficou disputado. Aos 22, em saída rápida do Liverpool, Salah inverteu da direita para Luis Díaz, que recebeu na esquerda. O colombiano viu a passagem e deixou com Joe Gomez, que cruzou para o meio da área. Gakpo chegou para completar e fazer o gol que colocou o time de Klopp novamente em vantagem.

O Aston Villa quase chegou ao empate aos 35. Bailey cruzou, a bola passou por baixo do goleiro Alisson e se ofereceu livre para Diego Carlos. O zagueiro brasileiro não alcançou e viu a bola passar à frente do gol. O atacante Watkins, que esperava atrás, lamentou.

O time da casa seguiu perigoso, mas não conseguiu mudar o placar.

Segundo tempo com reviravoltas

A segunda etapa começou com roteiro parecido ao primeiro tempo. Logo aos dois minutos, Quansah aproveitou cobrança de falta para dentro da área e acertou um belo cabeceio, sem chance para Dibu Martínez, para ampliar o placar: 3 a 1.

O Aston Villa também tentou repetir sua parte na trama e empatar na sequência, aos seis minutos, mas parou no VAR. Watkins recebeu de Bailey dentro da área e balançou a rede. Após revisão, foi marcado impedimento no começo da jogada.

Pouco depois, aos 13, foi a vez do Liverpool de ter um gol anulado. Luis Díaz foi lançado e apareceu sozinho, cara a cara com o goleiro. Ele tocou para o lado, Salah finalizou e, com o gol aberto, marcou. Mais uma vez foi assinalado impedimento no começo do lance, quando a bola chegou ao colombiano.

Os Reds ficaram perto do quarto gol aos 36 minutos. A bola sobrou para Alexander-Arnold na entrada da área. O camisa 66 acertou um lindo chute, forte, mas Dibu Martínez conseguiu fazer uma boa defesa.

Mas quem não faz… toma. Dois minutos depois, Mac Allister perdeu a bola na saída, perto da área defensiva. Sobrou para Durán, que havia entrado em campo pouco antes, aos 35 minutos. O atacante puxou para a perna esquerda e diminuiu o placar para 3 a 2.

Não parou por aí: o Liverpool ainda voltou a marcar mais uma vez, mas novamente teve o gol anulado. Dessa vez o lance foi com Darwin Núñez.

Aos 43, o empate heroico aconteceu. Durán, a ‘estrela’, fez o gol que fechou o placar. O colombiano aproveitou chute de Bailey, desviou e, quase sem querer, encobriu Alisson e marcou.