A Copa América é a principal competição de seleções do continente sul-americano. E neste ano terá uma edição expandida, o que tende a torná-la ainda mais interessante. Afinal, o torneio será organizado pela CONMEBOL em parceria com a CONCACAF, tendo os Estados Unidos como país-sede.
A seguir, contamos os detalhes do torneio, com destaque para as datas em que ele será realizado, assim como as cidades e estádios que receberão os jogos. Você, também, encontrará detalhes sobre os grupos que foram definidos para a primeira fase e de que forma poderá assistir às partidas.
Por fim, aprenda como apostar na Copa América com a nossa seleção de favoritos ao titulo da principal competição de futebol do continente.
Datas da Copa América 2024
A Copa América 2024 será disputada entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Ao todo, serão 32 partidas — somando os jogos da fase de grupos e o mata-mata decisivo a partir das quartas de final.
O jogo de abertura, no dia de 20 junho, será entre a Argentina, atual campeã, e o Canadá. Já a última partida, no dia 14 de julho, será a grande decisão do torneio. Um dia antes, haverá a decisão do terceiro lugar.
Sedes da competição
A Copa América 2024 terá 13 cidades como sedes, cada uma delas com um estádio para receber os jogos. A exceção é Kansas City, que terá jogos em dois locais diferentes.
Confira as informações sobre cidades, estádios e capacidade de público:
A partida de abertura entre Argentina e Canadá será realizada no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Já a grande final ocorrerá no Hard Rock Stadium, em Miami.
O prestígio dado a Miami tem explicação: a cidade (e o estado da Flórida) abrigam uma grande quantidade de migrantes de países latino-americanos. E eles devem formar grande parte do público interessado em torcer pelas suas seleções durante a Copa América 2024.
Aliás, outras sedes escolhidas para o evento reforçam o foco dos organizadores no público latino. Além de Miami, a Flórida terá uma sede em Orlando. O estado do Texas terá três sedes diferentes (Houston, Dallas e Austin). Também haverá jogos em estados como a Califórnia, Arizona e Nevada, em grande parte por esse mesmo motivo.
Seleções participantes
O formato desta edição da Copa América é o mesmo adotado em 2016, quando o torneio também foi disputado em solo norte-americano.
Naquela oportunidade, foi realizada a Copa América Centenário, em homenagem aos 100 anos da CONMEBOL e à primeira edição do torneio. Agora, o torneio volta aos EUA após a desistência do Equador, que tinha prioridade para organizar o evento.
A organização da Copa América serve como um teste para os Estados Unidos. Afinal, o país será uma das sedes — a principal — da Copa do Mundo de 2026. Por isso, aproveitará o torneio continental para se preparar para um evento que terá três vezes mais seleções envolvidas.
Como ocorreu em 2016, as 10 seleções filiadas à CONMEBOL têm lugar assegurado no torneio deste ano. Somam-se a elas seis equipes filiadas à CONCACAF, que foram definidas por meio da disputa da Liga das Nações da CONCACAF de 2023–24.
Confira as seleções participantes e o melhor desempenho obtido no torneio até então:
CONMEBOL
CONCACAF
Portanto, a única seleção estreante no torneio é o Canadá. Todas as outras já disputaram a Copa América, inclusive aquelas filiadas à CONCACAF — seja por convite ou por conquistarem a vaga.
Grupos e formato do torneio
Uma das vantagens de ter 6 seleções a mais disputando a Copa América, além das 10 equipes tradicionais, é que isso permite a adoção de um formato clássico: 4 grupos com 4 países em cada. Eles foram definidos da seguinte forma por meio de sorteio:
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
A primeira fase terá três rodadas, com as equipes jogando contra todas as outras dos seus respectivos grupos.
Os dois melhores classificados de cada grupo assegurarão um lugar na fase seguinte, quartas de final. Em seguida, serão disputadas as semifinais. Por fim, haverá a decisão do terceiro e quarto lugar e a grande decisão do torneio, a final.
Favoritos ao título
Algumas seleções despontam claramente como favoritas ao título da Copa América 2024. E não há surpresa alguma nos nomes mais cotados.
A Argentina é a atual campeã da competição, tendo conquistado o título de 2021 com uma vitória sobre o Brasil em pleno Maracanã. Depois disso, os argentinos voaram ainda mais alto e foram campeões mundiais no Catar, em 2022. Além disso, lideram, no momento, as eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. Portanto, são inegavelmente favoritos ao título da Copa América 2024. Até porque Messi continua por lá…
E quem vem depois? Surpreendentemente, o Brasil ainda é visto como o segundo principal favorito ao título do torneio, mesmo após um início desastroso nas eliminatórias da próxima Copa do Mundo. O clima mudou após a chegada do técnico Dorival Júnior, que comandou a equipe em dois bons amistosos contra Espanha (empate em 3 a 3) e Inglaterra (vitória por 1 a 0). Além disso, há bastante expectativa sobre o novo trio com Vini Jr., Rodrygo e Endrick.
O Uruguai completa o Top 3 de favoritos ao título este ano. Afinal, tem uma equipe sólida, com bons talentos individuais em diversas posições. Além disso, está em segundo lugar das eliminatórias da Copa do Mundo, tendo vencido Brasil e Argentina e perdido apenas um jogo até ao momento.
Abaixo desse Top 3, tudo fica bem mais nebuloso. Afinal, equipes como Colômbia e Equador, por exemplo, estão numa boa fase desde 2023, mas ainda geram alguma desconfiança devido à falta de mais talentos decisivos. Já entre as seleções da CONCACAF, nenhuma parece uma grande candidata a suplantar as equipes sul-americanas. Mesmo assim, EUA e México poderão surpreender com a força das suas torcidas.
Onde assistir ao torneio
Os jogos da Copa América 2024 serão transmitidos com exclusividade pela Globo. Portanto, estarão disponíveis, não apenas na televisão aberta, mas também na SporTV. Além disso, será possível assisti-los online no GE (Globo Esporte) ou pelo GloboPlay.
Na TV Globo, serão transmitidos apenas os três jogos da seleção brasileira na fase de grupos, duas partidas das quartas de final, as duas semifinais e a decisão do torneio. Já a SporTV transmitirá todos os 32 jogos da competição, estando também disponíveis integralmente para acesso online.