Os policiais chegaram ao suspeitos a partir de denúncia. Após da abordagem ao indivíduo com as características descritas pelos denunciantes foi confirmada a ilicitude. A droga estava nas imediações do local da abordagem, já a arma de fogo estava guardada na residência que foi revistada mediante devida autorização. O autor alegou que o material pertenceria a um outro homem, que não foi localizado. O indivíduo e os itens foram encaminhados à Polícia Civil.
Em Maceió, por volta de 21h30, no Vergel do Lago, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreendeu 188 grama de maconha (dividida em 230 papelotes prontos para a venda), 32 grama de cocaína, uma balança de precisão, um aparelho celular e a quantia de R$ 610,00.
A abordagem se deu durante patrulhamento. Os policiais observaram um indivíduo que transitava de bicicleta, mas apresentou comportamento suspeito tentando se evadir ao notar a presença policial. Na fuga, ele deixou cair uma sacola contendo os papelotes de maconha. Ele foi alcançado, abordado e informou que teria mais droga escondida em uma lixeira da sala de sua casa. O fato foi confirmado. Os PMs também realizaram consulta aos dados pessoais do abordado e verificaram que havia um mandado de prisão em aberto.
Como o autor apresentou resistência à ação policial e tentou foragir, foi necessário utilizar algemas (resguardando o próprio indivíduo, a guarnição e terceiros). O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes.