Futebol

Gabigol tem julgamento marcado entre jogos do Flamengo e vai se defender de tentativa de fraude em antidoping

Alexandre Vidal / CR Flamengo

Alexandre Vidal / CR Flamengo

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), tribunal da Fifa na Suíça, marcou o julgamento de Gabigol por tentativa de fraude em exame antidoping para o dia 7 de junho.

O atacante do Flamengo chegou a ser suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) em março, mas conseguiu um efeito suspensivo no fim de abril.

Dessa forma, o jogador irá até a Suíça para participar presencialmente do julgamento, mas não deve desfalcar o Rubro-Negro por causa da viagem.

Isso porque o Flamengo joga no dia 2 de junho contra o Vasco e depois no dia 13 contra o Grêmio.

Relembre o caso

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu.

Um dos relatos da denúncia diz que o jogador demorou para realizar o processo e não cumpriu as instruções dos oficiais.

Os demais jogadores do Rubro-Negro realizaram o exame antes do treinamento das 10h.

De acordo com os responsáveis pela realização do exame, Gabigol não se dirigiu aos profissionais antes do treino e, depois da atividade, ignorou os agentes e foi almoçar, tratando a equipe com desrespeito e não seguindo o procedimento indicado.

Em seguida, pegou o vaso de coleta sem avisar nenhum dos oficiais e se irritou ao ver que foi acompanhado por um dos responsáveis pelo exame até o banheiro. Em seguida, entregou o coletor aberto, contrariando a orientação.

O atleta foi denunciado pelo TJD-AD em dezembro de 2023, dando início ao caso.

A pena começou a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando aconteceu a tentativa de fraude no exame, com validade até abril de 2025

Com o gancho, Gabriel não podia mais treinar pelo Flamengo ou usar as instalações do Ninho do Urubu. No entanto, em abril, conseguiu efeito suspensivo e voltou às atividades.