Dois times brasileiros estiveram em campo nesta quinta-feira com a missão de fazer o dever de casa para avançar direto para as oitavas de finais da Copa Sul-Americana. Mesmo assim, o Athletico-PR acabou derrotado para o Sportivo Ameliano-PAR, por 1 a 0, na Ligga Arena e terminou em segundo lugar do Grupo E. Já o Cruzeiro sofreu, mas venceu o Universidad Católica de Quito-EQU, por 1 a 0, no Mineirão, e com gol de Rafa Silva, na reta final da partida, terminou líder do Grupo B e avançou de forma direta às oitavas.
Na Sul-Americana, é importante ser o líder porque é a única posição que dá vaga direta às oitavas. Com a segunda colocação, ambos irão para uma fase de repescagem, onde enfrentarão os terceiro colocados dos grupos da Libertadores.
Diante do torcedor, o Athletico-PR não fez o esperado. Foi a segunda derrota do time de Cuca na Ligga Arena – perdeu para o Danubio-URU, por 2 a 1 na quinta-rodada – e deixou escapar a vaga direita. O time paranaense até pressionou e teve um gol anulado de Pablo, por impedimento, ao “roubar” a bola do companheiro Alex Santana, que fez bela jogada individual.
Com gol de Richard Torales, no segundo tempo, o Sportivo Ameliano ficou como líder do Grupo E, com 13 pontos, enquanto o Athletico ficou com 12.
No Mineirão, o Cruzeiro também falhou na missão. Afobado nas conclusões e com Matheus Pereira pouco inspirado, o time mineiro não conseguiu balançar as redes do Universidad, que praticamente se defendeu aos 90 minutos e pouco deu trabalho ao goleiro Anderson. Quando a paciência do torcedor estava se esgotando, Rafa Silva aproveitou a falha do goleiro e marcou o gol da classificação do Cruzeiro, aos 34 minutos.
O resultado era o que o Cruzeiro precisava para terminar como líder do Grupo B, chegando a 12 pontos e ultrapassando justamente os equatorianos, que terminaram em segundo, com 11, e irão para os playoffs.
Quem comemorou os resultados foi o Corinthians. O time paulista terminou em segundo lugar geral, com 13 pontos e saldo de gols superior aos demais. Com isso, o time de Itaquera decidirá todos os jogos do mata-mata na Neo Química Arena. O único grupo indefinido é o C, onde o Internacional tem dois jogos atrasados – Delfín-EQU e Real Tomayapo-CHI – devido às enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.