Política

Prefeitura de Maceió garante prática esportiva gratuita com academias ao ar livre em Maceió

Equipamentos vão da orla marítima à parte alta da cidade e já atenderam a mais de 100 mil pessoas

Assessoria

Assessoria

O prefeito JHC transformou a realidade e a rotina dos moradores de Maceió com a implantação de academias gratuitas ao ar livre, em diversos bairros da capital, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos maceioenses que antes não dispunham do equipamento. Desde que assumiu a gestão, em 2021, o número de academias públicas na cidade aumentou significativamente.

“Quando assumi a gestão, havia apenas duas academias. Com muito esforço e dedicação, chegaremos ao final da gestão com 15 novas unidades entregues, beneficiando mais de 200 alunos diariamente, proporcionando cada vez mais qualidade de vida para a população da capital”, afirma JHC.

Na parte alta da capital, os moradores serão beneficiados com oito academias, das 15 novas unidades que serão entregues pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). As unidades vão da orla marítima à parte alta da cidade, passando pelo Litoral Norte, promovendo cada vez mais saúde e bem-estar. Ao ar livre, os espaços são equipados com os recursos necessários para a prática de exercícios.

As academias fazem parte de um programa do Município que visa facilitar o acesso à atividade física. Com funcionamento em dois horários, cada unidade tem capacidade para atender mais de 200 alunos diariamente. As academias do Vale do Reginaldo, Praia do Sobral e Fernão Velho já estão em operação, enquanto as unidades da Jatiúca e do Feitosa passaram por reformas e foram reabertas.

As academias são equipadas com 600 quilos de anilhas, racks, colchonetes, decks de apoio e equipamentos específicos para diversas atividades, como agachamentos, pesos livres e barras. Além disso, são oferecidas aulas de zumba, aeróbica, funcional e musculação, com instrutores profissionais disponíveis para auxiliar os usuários.

Atualmente, cinco academias estão em funcionamento nos bairros: Jatiúca, Feitosa, Sobral, Vale do Reginaldo e Fernão Velho. A unidade de Ouro Preto será inaugurada em julho, e outras oito estão com as obras em andamento e serão entregues até dezembro. No total, essas academias irão beneficiar mais de 100 mil pessoas.

As inscrições para as aulas são feitas gratuitamente pelo aplicativo Mude – Yoga Fitness, e os usuários precisam doar, no mínimo, duas unidades de leite em pó, que são destinados para instituições, por mês para ter acesso aos serviços. Desde o início das inscrições via aplicativo no ano passado, as cinco academias em funcionamento ofertaram 220 mil vagas e realizaram mais de 21 mil agendamentos para as aulas, com um público assíduo de 18.974 pessoas utilizando os serviços ofertados pela prefeitura.