Atriz, de 72 anos, contraiu a bactéria, após uma cirurgia na coluna
A atriz Claudia Alencar, de 72 anos, recebeu alta do Hospital Placi Barra, no Rio de Janeiro, após mais de cinco meses internada. Ela deu entrada na unidade no dia 27 de março para um programa de reabilitação intensiva. Desde o dia 17 de dezembro, no entanto, a artista já estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, devido a uma infecção bacteriana após uma cirurgia de coluna.
“Durante a internação a equipe multidisciplinar do Placi Barra elaborou um planejamento terapêutico voltado para reabilitação motora e controle de dor, com isso a Sra. Claudia apresentou excepcional recuperação motora, ganho de força e massa muscular. Atualmente, está independente do ponto de vista motor e funcional, sem sequelas motoras, sendo capaz de realizar suas atividades diárias de vida e físicas”, informou último boletim médico do hospital.
Claudia foi diagnosticada com uma infecção bacteriana grave, após uma cirurgia na coluna e, a partir do dia 17 de dezembro, quando deu entrada no hospital, foi submetida a tratamentos intensivos e enfrentou um quadro sério.
No dia 24 de dezembro, a atriz passou por uma nova cirurgia para tratar a ferida operatória que causou a infecção e identificar a bactéria responsável. Dois dias depois, ela foi extubada (procedimento de retirada de tubo inserido na paciente).
Ao ser transferida, ela passou por processo de reabilitação, apresentando melhora funcional com ganho em equilíbrio e força muscular global. “É capaz de caminhar sem auxílio em solo e em esteira em velocidade de caminhada, realiza exercícios com carga”, informou o Hospital Placi Barra em boletim de abril, também completando: “Ao longo da internação houve melhor controle da dor com possibilidade de redução dos medicamentos analgésicos conforme ganho muscular e motor. Novos exames de imagem realizados evidenciam processo de consolidação da artrodese de coluna de forma apropriada”.
Qual a bactéria infectou Claudia Alencar?
Foi identificado um tipo, Staphylococcus aureus, que, em casos graves, pode provocar pneumonia e infecções cardíacas. A transmissão ocorre por contato e, em situações normais, está presente na pele sem causar problemas.
No entanto, complicações surgem quando há um ferimento, permitindo a entrada da bactéria no organismo. Algumas cepas desse microrganismo desenvolveram resistência a antibióticos, tornando-o uma superbactéria e, consequentemente, tornando o tratamento mais desafiador em alguns casos.
Pausa nos trabalhos
Claudia Alencar, conhecida por seus papéis em novelas como “Tieta” (1989) e “Fera Ferida” (1993), estava escalada para a novela “Beleza Fatal” na HBO Max, mas deixou o elenco.
“Claudia Alencar é muito agradecida a toda equipe de produção da HBO, em especial a Maria de Medicis, diretora artística da novela ‘Beleza Fatal’, pelo convite para a atriz fazer parte da trama. A atriz agradece, ainda, todo o respeito e os esforços da HBO em fazer dar certo esta parceria e agradece, principalmente, a humanidade da emissora de entender o momento e, amigavelmente, dar uma pausa nesta promissora parceria”, diz a nota da assessoria de Claudia.
Ela também recentemente compartilhou nas redes sociais uma foto caracterizada para o filme “Caindo na real”, que tem Evelyn Castro como protagonista e o cantor Belo como par romântico da personagem de Evelyn. A artista está afastada da televisão desde 2017, quando participou de “Rock Story”, na Globo.