Celebridades

Sasha diz que é ‘nepo baby, sim’; entenda o que isso significa

Sasha durante lançamento de marca de roupa em São Paulo em 10 de junho de 2024 — Foto: Reprodução Instagram

Ao lançar sua própria marca de roupas, Sasha Meneghel não titubeou ao falar sobre os privilégios de ser filha de famosos — ela é fruto da relação da apresentadora Xuxa com o modelo Luciano Szafir.

“Olha, eu sou nepo baby, sim.”

Aos 25 anos e formada em moda nos Estados Unidos, ela apresentou a primeira coleção da sua marca, batizada de Mondepars, em um evento em São Paulo, nesta segunda-feira (10). “E eu quero dizer que eu sou A nepo baby, tá”, brincou ela.

No Brasil e no mundo, Sasha não é a única. Ela se junta a um time de peso como João Guilherme, José Felipe, Wanessa Camargo e Sandy e Júnior, só para citar alguns exemplos.

Ainda que não sejam mais crianças, eles um dia foram os “napo babies”. O termo, que já virou trend nas redes sociais e no noticiário internacional, vem da junção das palavras “nepotismo”, usada na política em casos de favorecimentos de parentes em cargos públicos; e babies, de bebês.

Ou seja: pessoas famosas e bem-sucedidas que são filhos ou parentes de outras pessoas famosas e bem-sucedidas, o que não é algo novo.

💭 Contexto… Em dezembro de 2022, a revista americana “Vulture” publicou um artigo intitulado “How a Nepo Baby Is Born” (como nasce um bebê nepo, em tradução do inglês). A revista “New York Magazine”, do mesmo grupo, também falou sobre o “nepo-baby boom de Hollywood” na época. Foi aí que a discussão começou a ganhar corpo.

❗Entenda! Como explicado por Sérgio Nogueira, professor de português, nepotismo vem do latim nepote, que significa “sobrinho”. A expressão remonta do século XV, quando alguns papas favoreciam seus parentes com cargos importantes.

😌 E, não custa ressaltar: é claro que, diferentemente do nepotismo político, não há nada de antiético ou mesmo ilegal em os pais famosos darem um empurrãozinho na carreira dos filhos.

Nepo babies gringos

Depois que a mídia internacional começou a falar sobre o assunto — ainda que não fosse, necessariamente, em tom de crítica —, famosos, filhos ou pais de outros famosos, se defenderam.

Gwyneth Paltrow, que é filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner, disse que o termo era feio ao falar sobre as expectativas de fãs sobre sua filha com o cantor Chris Martin. Apple é considerada uma “it girl”.

“Não há nada de errado em fazer ou querer fazer o que seus pais fazem”, disse ela.

Tom Hanks também criticou o termo, dizendo que isso é um negócio de família.

“Isso é o que temos feito desde sempre. É onde todos os nossos filhos cresceram. Se fôssemos uma empresa de fornecimento de encanamento ou se administrássemos a floricultura na mesma rua, toda a família estaria investindo tempo em algum momento, mesmo que fosse apenas o estoque no final do ano.”