Interior

Defesa Civil monitora níveis dos rios Jacuípe e Mundaú devido às chuvas

Nucom Serviço Geológico do Brasil

Rio Mundaú

A Defesa Civil de Alagoas continua em alerta e monitorando a situação dos rios e lagoas do Estado devido às chuvas recentes. Neste sábado (15), o Rio Jacuípe, na cidade de mesmo nome, apresentou pontos de elevação no nível da água, obrigando algumas famílias a deixarem suas casas. O Rio Mundaú também está em alerta, com áreas em risco de transbordamento.

O capitão Douglas, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual, informou que alguns trechos do Rio Mundaú, especialmente na cidade de Rio Largo, estão mostrando elevação significativa. “O rio transborda se a água subir aproximadamente 8,30 metros e, nesse sábado, 15, o nível estava em quase 6 metros”, explicou Douglas. Ele reforçou que, com a parada da chuva, a elevação pode diminuir, mas o monitoramento continua devido ao risco de transbordamento caso as chuvas persistam.

O Rio Paraíba do Meio, que banha os Estados de Pernambuco e Alagoas, também está sendo monitorado, mas ainda não há risco de inundação, pois o nível da água está entre 40% e 50% da capacidade da calha, segundo o capitão Douglas.

No caso do Rio Jacuípe, Douglas destacou que, com a persistência das chuvas, há a possibilidade de transbordamento nas próximas horas ou dias. As famílias que foram retiradas de suas casas estão temporariamente abrigadas com parentes e amigos e ainda não têm autorização para retornar.

A Defesa Civil também está monitorando outros pontos críticos do Rio Jacuípe, principalmente áreas com maior densidade de casas, que poderiam ser gravemente afetadas em caso de transbordamento. Além da cidade de Jacuípe, o rio atravessa os municípios de Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Campestre, aumentando a área de atenção.

A situação exige vigilância contínua e a colaboração das comunidades locais para minimizar os riscos e garantir a segurança de todos.