Na manhã desta segunda-feira, 17, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 80 kg de produtos impróprios para o consumo. O flagrante foi realizado em supermercados no bairro Jacintinho e identificou alimentos estragados e com prazo de validade vencido, que estavam expostos para comercialização.
Nos locais, foram recolhidos carne bovina, frango, queijo, presunto e bacon.
Os estabelecimentos passarão por processo administrativo, como forma punitiva, e deverão pagar multa pela infração no valor entre R$ 180,00 a R$38 mil, no caso de reincidência da infração.
“Os estabelecimentos foram autuados. Os representantes dos estabelecimentos devem ter responsabilidade com a saúde do consumidor e seguir os padrões sanitários para garantir a saúde de quem compra, podendo pagar uma multa ou mesmo ter seu estabelecimento interditado. Dessa forma, tentamos conscientizar e evitar riscos à população”, destaca Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió.
Os alimentos apreendidos foram destinados ao descarte correto no aterro sanitário da capital.
Denúncias de irregularidades
Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos sem adequações sanitárias, e que podem causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.