Evento acontece no próximo dia 24 no Centro Cultural Arte Pajuçara
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Idoso, Pessoas com Deficiência e Cidadania (Semuc) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara, realiza o evento Diversidade em Cena: Arte e Cultura LGBT+, no dia 24 de junho, no espaço Cine Arte Pajuçara.
A iniciativa faz parte do programa Maceió com Respeito, que promove inclusão e diversidade na capital. O evento celebra o Mês do Orgulho LGBT+ e reafirma o compromisso da Prefeitura de Maceió com a comunidade.
A programação inclui um bate-papo sobre o cinema alagoano e a vivência trans, mostra de curta-metragens e apresentações de Natasha Wonderfull, Lavinia Burtner, Melyna Rios e Alejandra Moican, além da performance musical de abertura com banda.
Filmes
Wonderful – Meu Eu em Mim
Documentário, 21 min, 2016
Direção: Dário Jr
Sinopse: Nem sempre os começos são felizes, mas isso não importa para Natasha Wonderfull, pois ela sabe que o que a define são as escolhas e quem deseja ser.
Vamos Ficar Sozinhas
Ficção, 18 min, 2019
Direção: Leonardo A. Amorim
Sinopse: Elis e Luisa, duas amigas que se distanciaram após terminarem a escola, reencontram-se na festa de reunião da turma.
Nazo Dia e Noite Maria
Documentário, 17 min 39s, 2021
Direção: Andréa Paiva
Sinopse: O documentário retrata a luta de Nazo pelo seu direito de ser LGBTQIA+ e de poder expressar sua identidade de gênero em Penedo, cidade ribeirinha do Baixo São Francisco alagoano. Depois de enfrentar vários percalços, Nazo impõe sua vontade de se vestir publicamente como mulher, sendo Maria de noite e de dia.
Ilhas de Calor
Ficção, 18 min, 2019
Direção: Ulisses Arthur
Sinopse: Na escola, Fabrício anda com as meninas e com elas cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só para si, mas logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar
Comemoração
O Dia Internacional do Orgulho LGBT+ é celebrado em 28 de junho. De acordo com a Lei Nº 14.197, de 6 de setembro de 2021, que institui o Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+, a data deve ser celebrada anualmente para promover a conscientização e o respeito à diversidade sexual e de gênero.