Justiça

Justiça mantém prisão de acusado de matar ex por não aceitar término de relacionamento

Cortesia

Elizabete foi morta pelo ex-companheiro

O juiz Yulli Roter Maia, da 7ª Vara Criminal da Capital, decidiu manter a prisão preventiva de Evanderson Seixas dos Santos, acusado de assassinar a ex-companheira, Elisabeth Araújo do Nascimento, 45 anos, a tiros em dezembro de 2022.

De acordo com os autos, por volta do meio-dia do dia 31 de dezembro de 2022, véspera de Réveillon, o acusado, em uma motocicleta, abordou a vítima que estava próximo ao meio-fio de uma calçada na Rua Cláudia, no Jacintinho, e sacou a arma de fogo. Elisabeth Araújo ainda entrou em luta corporal com o ex-marido, mas acabou caindo no chão. O acusado aproveitou o momento e desferiu os disparos de arma de fogo na vítima. O crime teria sido motivado pelo fato do acusado não aceitar o término do relacionamento.

Antes de ser vítima de feminicídio, Elizabete Nascimento Araújo, 45, tinha adotado todas as medidas previstas em lei. Denunciou o companheiro à polícia judiciária em 13 de dezembro, quando relatou outras agressões físicas e verbais, além da exigência de R$ 10 mil. Ela obteve medida protetiva, mas nada disso impediu que ela perdesse a vida pelas mãos do ex.

Esta semana, o magistrado reanalisou a prisão preventiva decretada no processo. Durante a apreciação, o juiz entendeu que a restrição de liberdade foi fundamentada na garantia da ordem pública e sua soltura representaria ainda grau de ameaça ao bem jurídico. Com isso, a prisão preventiva de Evanderson Seixas dos Santos foi mantida.

“Não só o crime teria sido cometido em local que poderia ter colocado em risco a vida de terceiros, como também é narrado que a vítima já teria medida protetiva em seu benefício deferida e o réu já vinha a ameaçando. Diante da gravidade concreta da conduta e dos fatos apurados até então, percebe-se que a prisão preventiva é o único instrumento jurídico adequado para afastar a ameaça a ordem pública”.

Veja também:

Acusado de matar ex por não aceitar término é preso em Maceió

Homem matou ex após comprar arma com dinheiro da vítima diz PC