Maceió

Oficina de muay thai promove inclusão de pessoas com autismo em Maceió

Evento da Organização Social Mobiliza Alagoas reuniu famílias, especialistas e profissionais para celebrar o Dia do Orgulho Autista, com esporte e inclusão

Crianças, adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram de uma oficina de muay thai em comemoração ao segundo aniversário da Organização Social Mobiliza Alagoas, nesse sábado, 22. A atividade foi conduzida pela equipe Tigres Thai e aconteceu na Associação dos Militares do Estado de Alagoas (AMEAL), em Maceió.

Divulgação

Divulgação

“O nosso objetivo é fazer com que o esporte seja parte da inclusão de todos, não apenas voltado para um público específico. Essa é a ideia da Tigres Thai, incluir o máximo de pessoas possíveis dentro do nosso esporte,” afirmou o instrutor Júnior Pinheiro.

Durante as atividades, pessoas com autismo e seus acompanhantes tiveram o primeiro contato com o esporte. “A equipe foi muito dedicada, com bastante paciência, e incrível no acolhimento. Eu gostei bastante de participar,” comentou Hanny Maria, de 15 anos.

Divulgação

Oficina de muay thai para pessoas com autismo

Para o professor universitário Nagib Mendes, aluno da equipe de muay thai, e pai de Vinicius, com TEA, eventos como esse aumentam a visibilidade da causa. “O esporte para pessoas com deficiência, no caso do autismo, é muito importante para o desenvolvimento. O esporte pode ser a plataforma de inclusão para a pessoa com autismo”, ressaltou.

Divulgação

Oficina de muay thai para pessoas com autismo

O empresário Emerson Machado, que também é aluno da Tigres, levou seu filho Lucas, que é autista, para participar do evento e destacou a importância da inclusão. “Sempre tento estar presente com meu filho nesses eventos para que ele se sinta mais amado, mais seguro e tenha confiança naquilo que vai fazer. Espero sempre estar presente e trazer meu filho porque o esporte é essencial na vida do autista”, pontuou.

Além da oficina esportiva e de demonstrações das atividades de bombeiros e policiais, o evento reuniu famílias, especialistas e profissionais de várias áreas, com muita música, lazer e outras atividades, criando um ambiente de inclusão e aprendizado.

Divulgação

Divulgação