Maceió

Confira as mudanças no trânsito do Jaraguá para o P20

Nos dias 1º e 2 de julho, Maceió será sede do P20, o encontro de parlamentares do G20. O evento acontecerá no Centro de Convenções, no Jaraguá, e contará com um esquema especial de trânsito elaborado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas e com a Polícia Rodoviária Federal. As intervenções contarão com bloqueios total e parcial, no entorno do Centro de Convenções, nos dois dias do evento, a partir das 6h.

Os bloqueios total ficarão nos cruzamentos da Rua Celso Piatti com as ruas Rocha Cavalcante e Santa Leopoldina, em frente ao Centro de Convenções; e entre a Avenida Walter Ananias com a Rua Santa Leopoldina, na lateral do Centro de Convenções. “Nesse trecho, o acesso será apenas das autoridades e dos órgãos envolvidos no evento e no plano viário”, pontuou Alexandre Serafim, diretor de Policiamento Viário do DMTT.

Além dos pontos de interdição total, o plano viário conta com cinco pontos de bloqueios parciais, com acesso local para moradores e comerciantes da região, nos cruzamentos entre a Rua Celso Piatti com a Av. Comendador Leão; Av. Walter Ananias com a Rua Melo Póvoas; Rua Barão de Jaraguá com as ruas Santa Leopoldina e Rocha Cavalcante; e entre as ruas Senador Barros Leite e Alexsandre Passos.

Nesses locais, a Polícia Militar terá equipes fixas e os agentes do DMTT atuarão em rondas. “Preparamos o plano e operação de trânsito em conjunto para mais esse evento importante que Maceió receberá. Foi tudo pensado, desde o traslado e escolta das autoridades, até os pontos de acesso”, destacou André Costa, diretor-presidente do DMTT.

Jantar de abertura

Exclusivamente no dia 1º de julho, a Rua Sá e Albuquerque estará totalmente bloqueada para o tráfego, a partir das 18h, desde o cruzamento com a Travessa dos Artistas. O trânsito será desviado na Praça Dois Leões para a Rua Barão de Jaraguá. A medida será tomada em razão do jantar de abertura do P20.

Também durante o dia 1º, já a partir das 6h, será proibido o estacionamento na Rua Sá e Albuquerque e na Travessa dos Artistas, tanto na lateral da Praça Dois Leões como na lateral do Museu de Imagem e do Som de Alagoas (Misa).

As duas vias serão sinalizadas com cones. O acesso da delegação será feito pela rua lateral da Associação Comercial de Maceió, com o transporte feito no contrafluxo da Rua Sá e Albuquerque.

Orientações

Agentes educadores do DMTT realizaram uma atividade informativa nesta sexta-feira (28), com o objetivo de orientar comerciantes, moradores e condutores sobre como ficarão os bloqueios na região. O trabalho das equipes do órgão no entorno também envolverá a fiscalização para coibir o uso irregular do espaço público para reservar vagas. Os agentes também ficarão responsáveis pela escolta de autoridades até o Centro de Convenções.

“Vamos atuar nas áreas próximas e também no entorno, para manter o fluxo de veículos na região onde não teremos bloqueios. Um trabalho para garantir a fluidez. A fiscalização também inclui observar se há o uso de objetos como cones para reservar vagas de estacionamento, utilizando indevidamente o espaço público”, completou Alexsandre Serafim.

Imagem: Ascom DMTT

Sobre o P20

O P20 é um Fórum para que os parlamentares dos países do G20 contribuam nos debates das questões globais, uma vez que desempenham papel importante na orientação dos respectivos governos. O grupo visa envolver o Legislativo para compensar os déficits democráticos presentes no funcionamento do sistema internacional, fortalecer a colaboração mundial e garantir a aplicação de acordos internacionais nos países membros.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, responsável pela coordenação do grupo de trabalho local do evento em Maceió, destacou a relevância da iniciativa.

“Maceió ser sede do P20 é uma oportunidade única para a cidade. Receber as mulheres parlamentares de todo o mundo para debaterem temas essenciais como mudança do clima, inclusão social e a reforma das instituições globais reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a equidade. A presença de mais de 200 autoridades internacionais destaca a importância deste encontro, promovendo colaboração e intercâmbio de experiências valiosas entre as nações”, enfatizou Carvalho.