Maceió

Arcebispo de Maceió vai a Vaticano receber Pálio do Papa Francisco

Reprodução

Reprodução

O arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, recebeu das mãos do Papa Francisco o Pálio arcebispal. A solenidade de entrega ocorreu durante uma missa em solenidade a São Paulo e São Pedro, no Vaticano.

Outros quatro arcebispos do Brasil também receberam as vestimentas litúrgicas. Além de Dom Beto, receberam também dom João Santos Cardoso, arcebispo de Natal (RN), dom Gregório Ben Lâmed Paixão, arcebispo de Fortaleza (CE); dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Aracaju (SE); e dom José Mário Scalon Angonese, arcebispo de Cascavel (PR).

Em suas redes sociais, o Dom Beto destacou que o Papa Francisco saudou os bispos que ‘ajudam a construir uma igreja e uma sociedade de portas abertas. “Francisco saudou os arcebispos observando que ‘são chamados a ser pastores zelosos, que abrem as portas do Evangelho e que, com o ministério, ajudam a construir uma Igreja e uma sociedade de portas abertas’. E para abrir portas é preciso abrir corações. O Senhor nos dê essa graça e nos sustente na tarefa que sua Igreja nos confia”.

Acompanharam o arcebispo na viagem o padre Francisco Guido, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió, e o padre Charles Alves, confessor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.

O que é o Pálio?
Segundo a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió, Pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica e consiste de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. Essa lã é abençoada todos os anos na Festa de Santa Inês (21 janeiro). Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma podemos dizer que o palio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O Pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.