Em entrevista à Rádio Princesa de Feira de Santana, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que “faz tempo que sem-terra não invade terra nesse país”.
O chefe do Executivo afirmou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos, inclusive se tornando o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.
DECLARAÇÃO SOBRE OCUPAÇÕES DE TERRAS
Lula citou uma fala recente do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que disse que o agronegócio não deveria temer ocupações do MST, pois quem está “tomando terra deles hoje são os bancos que compram o título da dívida agrária deles”.
Segundo o presidente, os bancos que detêm os títulos de dívida dos produtores rurais “vão em cima e recebem ou tomam a terra”. Ele reforçou que “faz muito tempo que os sem-terras fizeram uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos”.
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS
Lula destacou que o MST tem o objetivo de “colocar alimento saudável na mesa do povo trabalhador”, além de ser o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Essa declaração ocorre em meio a discussões sobre a reforma agrária e o papel dos movimentos sociais no campo.