Maceió

Fiscalização flagra 220 quilos de alimentos estragados em laticínios e supermercados

Alimentos apreendidos foram levados ao aterro sanitário da capital. Foto: Cortesia

Uma fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) resultou na segunda-feira, 1º, na apreensão de 220 quilos de alimentos impróprios para consumo humano. Os produtos estragados foram recolhidos de supermercados e laticínios no bairro do Vergel do Lago.

Durante a inspeção, os fiscais da Visa flagraram cane suína, linguiça calabresa e queijo sem condições para consumo. “Diariamente estamos nas ruas para observar se as normas sanitárias estão sendo efetivadas. Ao encontrar alimentos estragados e fora do prazo de validade, fazemos o recolhimento e autuamos o estabelecimento, além de orientar os proprietários de forma educativa a fornecer produtos de qualidade, para garantir a segurança da saúde pública. Porém, a população também precisa estar atenta e observar sempre o prazo de validade dos alimentos e, ao ser alguma irregularidade, realizar a denúncia à Vigilância”, explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.

Os estabelecimentos foram autuados e deverão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos sem adequações sanitárias, e que podem causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.