Futebol

Busca do Corinthians por novo técnico tem otimismo por Carille, mas outros nomes no radar

Paulo Whitaker/Reuters

Paulo Whitaker/Reuters

O Corinthians já trabalha na busca de um substituto para António Oliveira após o anúncio da demissão nesta terça-feira (2). Segundo apurou a ESPN, Fábio Carille, hoje no Santos, é a prioridade da diretoria alvinegra. Outros nomes, porém, também estão no radar.

O técnico campeão brasileiro em 2017 (e tri do Campeonato Paulista) tem contrato com o Santos e segue em preparação para a partida contra o Ceará, na próxima sexta-feira, pela Série B.

O presidente Augusto Melo e o executivo Fabinho Soldado, responsáveis por liderar a busca por um novo treinador, tratariam primeiro com o comando santista antes de avançar por Carille. Apesar disso, há otimismo na contratação.

A multa contratual de Carille é de aproximadamente R$ 2 milhões, e ainda há uma pendência envolvendo sua saída do Japão, já que o V-Varen Nagasaki cobra uma “bolada” na Fifa ainda pela saída do treinador e de sua comissão do clube asiático.

Segundo apurou a ESPN, há uma cláusula no contrato de Carille com o Santos que prevê solidariedade no pagamento do valor caso o técnico saia derrotado no processo na Fifa. Pessoas próximas ao treinador, no entanto, não creem que isso teria impacto em caso de ida ao Corinthians.

Carille sabe que também esteve próximo da demissão no Santos, cenário que melhorou um pouco após duas vitórias em casa, contra Goiás e Chapecoense – com um empate entre essas duas partidas contra o Mirassol. O clube é hoje vice-líder da Série B.

Embora Carille seja a prioridade de momento, ele não é o único nome a circular nos bastidores corintianos. Cuca, por exemplo, está livre após deixar o Athletico-PR.

O treinador, que enfrentou forte rejeição da torcida em 2023, quando chegou a comandar o Corinthians por apenas dois jogos, agrada a Augusto Melo e também foi cogitado antes da chegada de António. Naquele momento, contudo, o presidente não quis “comprar” essa briga.

De lá para cá, a mudança foi que a condenação de Cuca na Justiça da Suíça, por envolvimento em um caso de violência sexual contra uma menor de idade em 1987, acabou anulada. O técnico retornou ao futebol e assumiu o Athletico-PR nesta temporada.

Nome elogiado por torcedores do Corinthians principalmente nas redes sociais, o argentino Martín Anselmi também é considerado, mas sua situação é a mais complicada. Isso porque o clube paulista já sabe que teria que pagar mais de R$ 50 milhões caso arcasse com a multa contratual prevista no vínculo do comandante com o Cruz Azul, do México.