Maceió

Estudo que avalia qualidade de vida nas capitais coloca Maceió em 25º dentre as 27 do Brasil

Ranking considera índices como expectativa de vida, taxas de homicídios, educação superior, entre outros.

Um ranking que avalia a qualidade de vida da população colocou Maceió na 25º posição dentre as 27 capitais do Brasil. O estudo, que mede o bem-estar da população em geral, é baseado no Índice de Progresso Social (IPS). A melhor capital, segundo o estudo, é Brasília (DF), enquanto a pior é Porto Velho (RO). O estudo foi divulgado pelo jornal O Globo.

No ranking, Maceió fica atrás de outras cidades do nordeste como Aracaju (SE),  Teresina (PI), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE). No levantamento, são analisados mais de 300 indicadores, de órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.

De acordo com o coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, a intenção da pesquisa não é de ranquear os maiores PIBs, e sim medir os melhores resultados de índices importantes como a expectativa de vida, menores taxas de homicídio, acesso a educação superior, poluição, entre outros.

“Para o IPS não interessa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida”, explica o coordenador.

Melhores capitais

Estados

No ranking de estados, calculado através da media da nota de seus municípios, Alagoas aparece na 20º colocação dentre os 26, ficando na frente de Roraima, Amapá, Maranhão, Rondônia, Acre e Pará. São Paulo, Santa Catarina e Paraná são, respectivamente, os três primeiros, com as melhores médias. Veja:

Neste caso, o IPS é dividido em principais dimensões: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades.