Interior

Em oito horas, bombeiros registram 13 crianças queimadas por caravelas na Praia do Francês; veja como agir!

CBM registrou um total de 17 casos de queimaduras por caravelas entre a tarde desta quarta-feira (3) e madrugada de quinta (4).

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) registrou, entre a tarde desta quarta-feira (3) e madrugada desta quinta (4), 17 casos de queimaduras causadas por caravelas no mar da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, no Litoral Sul de Alagoas.

Dentre as 17 vítimas dos animais aquáticos registradas nas ocorrências do CBM, 13 seriam crianças entre 2 e 11 anos de idade. Pelas fortes dores, a situação, muitas vezes, pode ser desesperadora para as vítimas e para os pais, no caso das crianças.

As orientações iniciais são de aplicar vinagre na região atingida pela queimadura e, em casos de dor muito intensa, o paciente pode ser direcionado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Veja as recomendações:

1 – Saia da água e lave o local atingido com água salgada. Jamais use água doce.

2 – É importante NÃO tentar remover os tentáculos aderidos esfregando areia ou toalha.

3 – Banhe a região com vinagre por cerca de 10 minutos.

4 – Para remover os restos de tentáculos aderidos, pode ser utilizada uma pinça.

5 – Lave mais uma vez com água do mar e reaplique o vinagre por mais 30 minutos.

1ªCSMar/BBS.

1ªCSMar/BBS.

Caravelas

As caravelas são animais aquáticos simples e de vida livre que pertencem ao Filo Cnidaria. Estes animais possuem um complexo ciclo de vida, sendo as águas-vivas a forma adulta, e os pólipos uma das fases intermediárias. Caravelas, porém, são agrupamentos de pólipos, não sendo águas-vivas verdadeiras.