Futebol

Dibu Martínez ‘livra’ cara de Messi após cavadinha errada, Argentina vence Equador nos pênaltis e vai à semi da Copa América

A Argentina sofreu, mas venceu o Equador nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal, nesta quinta-feira (4), em Houston (EUA), e avançou à semifinal da Copa América.

Atuais campeões, os hermanos abriram o placar com o zagueiro Lisandro Martínez, mas Kevin Rodríguez deixou tudo igual depois de Enner Valencia, do Internacional, perder um pênalti.

Nas penalidades, Lionel Messi cobrou com cavadinha e carimbou o travessão, mas o goleiro Dibu Martínez ”livrou” a cara do camisa 10 ao catar duas cobranças, e Otamendí confirmou a classificação.

Agora, a equipe de Lionel Scaloni vai enfrentar Venezuela ou Canadá valendo vaga na decisão.

Na outra perna, Colômbia x Panamá e Uruguai x Brasil disputam as duas outras vagas no sábado.

A grande final será no domingo (14), às 21h (de Brasília), em Miami (EUA).

CONFIRA A DECISÃO POR PÊNALTIS

O JOGO

A Argentina contou com o retorno de Messi depois de astro ficar de fora na vitória por 2 a 0 contra o Peru por conta de dores na coxa. Ainda assim, a atual campeã viu o Equador surpreender no início do jogo.

A La Tri dominou as ações e teve boas chances de marcar, principalmente com Sarmiento, que parou em defesa de Dibu Martínez, e Preciado, que chutou por cima do gol.

Foi então que a Albiceleste respondeu e largou na frente em uma jogada de bola parada. Messi cobrou escanteio, Mac Allister desviou no primeiro pau, e Lisandro Martínez fez 1 a 0, aos 34 minutos.

Mesmo abaixo do que apresentou nas últimas partidas, a seleção argentina foi para o intervalo com a vitória parcial.

O 2º tempo começou quente, com as duas seleções buscando o ataque. Até que aos 14, De Paul tocou o braço na bola dentro da área, e o árbitro marcou pênalti para o Equador.

Só que Enner Valencia, atacante do Internacional, acertou o pé do trave. A bola ainda voltou para Hincapié, que tentou finalizar, mas o juiz não validou o lance por participação ilegal.

O Equador foi para o ”tudo ou nada”, enquanto a Argentina se fechou. Até que aos 45, Yeboah cruzou a bola para a área, e Kevin Rodríguez desviou de cabeça para deixar tudo igual. O VAR foi acionado para analisar a participação de Jordy Caicedo no lance, mas validou o gol.

A virada histórica dos equatorianos quase aconteceu no último minuto, quando Jordy Caicedo inacreditavelmente cabeceou para fora.

Nas cobranças, Messi abriu a disputa, bateu de cavadinha e… carimbou o travessão. A sorte do camisa 10 foi que Dibu Martínez defendeu os chutes de Ángel Mena e Minda e garantiu a classificação.