Meio Ambiente

Lagoas apresentam sete trechos impróprios para banho, diz IMA

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou nesta sexta-feira, 05, por meio do boletim de balneabilidade das lagunas de Alagoas, que sete áreas estão com a qualidade da água comprometida e devem ser evitadas pelos banhistas.

Ao todo, amostras de 10 pontos, entre a Lagoa Mundaú, em Pontal da Barra, e Lagoa Manguaba, em Marechal Dedoro, foram coletadas por um técnico do órgão ambiental. O resultado aponta que sete trechos estão impróprios para banho.

O IMA recomenda que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de canais e córrego.

As lagunas são consideradas próprias quando amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliforme Fecal (Termotolerante) por 100 mL da amostra de água ou 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As lagunas são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.500 Coliforme Fecal (Termotolerante) por 100 mL ou um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

IMA

IMA