Uma lista divulgada pelo site AirHelp, empresa que busca ajudar passageiros com problemas nos voos, apontou dois aeroportos brasileiros entre os 10 melhores avaliados do mundo. O ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira (9) colocou em quinto lugar o Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (o melhor avaliado da América Central e do Sul) e, em nono, o Aeroporto de Belém/Val-de-Cans.
A lista foi feita com base na avaliação de mais de 17 mil usuários em 64 países diferentes. Os dados foram analisados em três categorias: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e lojas e restaurantes. O questionário foi feito entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024.
Em primeiro lugar ficou o Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar; em segundo foi o Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul; e, fechando o pódio, foi o Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya, no Japão.
Em relação aos brasileiros, o de Brasília esteve entre as melhores notas do mundo em pontualidade, com 8,6 de 10. O de Belém se destacou também na pontualidade e na qualidade dos restaurantes e lojas, ambos com nota 8,3.
No top 20, outros dois aeroportos brasileiros aparecem: o Aeroporto do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (em 14º) e o Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte (em 19º). O maior aeroporto do Brasil, o de Guarulhos, em São Paulo, ficou em 59º lugar.
Na lista de 2023, o Brasil teve quatro entre 10 aeroportos melhores avaliados do mundo, sendo que o de Recife ficou em segundo lugar. Ainda constavam o de Belém, Belo Horizonte e Brasília, os quatro que também ficaram bem avaliados neste ano.