Futebol

Time de Textor ‘supera’ gigantes e emplaca maior número de jogadores nas finais de Euro e Copa América

Matheus Dantas/Rádio Itatiaia

Matheus Dantas/Rádio Itatiaia

A Premier League é a liga de futebol com o maior número de jogadores nas finais da Eurocopa e da Copa América, que acontecem neste domingo (14). Às 16h (de Brasília), Espanha e Inglaterra decidem quem fica com o título no Velho Continente, em Berlim, enquanto mais tarde, às 21h, é a vez de Argentina e Colômbia duelarem pelo caneco sul-americano, em Miami.

O curioso, no entanto, é que cabe a um time fora do grupo de gigantes ser aquele com mais jogadores nas duas finais. O simbólico título é do Crystal Palace, que tem como acionista John Textor, dono da SAF do Botafogo. São seis atletas do modesto time de Londres, um acima de potências como Barcelona, Manchester City e Manchester United.

Os Eagles têm quatro na seleção inglesa e dois na colombiana: o goleiro Dean Henderson, o zagueiro Marc Guehi, o volante Adam Wharton e o meia Eberechi Eze entram em campo em busca do título inédito da Euro, enquanto o lateral Daniel Muñoz e o volante Jefferson Lerma querem a taça da Copa América.

Os que mais se aproximam do Palace são Manchester City e Real Sociedad, ambos com cinco jogadores nas finais. O time de Pep Guardiola poderia até ter um sexto representante, mas o atacante Jack Grealish, previamente convocado por Gareth Southgate na Inglaterra, foi cortado semanas antes da abertura da Eurocopa.

Ao todo, 55 clubes têm ao menos um atleta na disputa por títulos. Desses, cinco são brasileiros, todos envolvidos na Copa América e do lado colombiano: o lateral Santiago Arias (Bahia), o volante Richard Ríos (Palmeiras), o meia James Rodríguez (São Paulo) e os atacantes Jhon Arias (Fluminense) e Rafael Borré (Internacional).

VEJA ABAIXO OS TIMES COM MAIS JOGADORES NAS FINAIS DA COPA AMÉRICA E DA UEFA EURO

  • Crystal Palace – 6 jogadores
  • Manchester City e Real Sociedad – 5 jogadores
  • Arsenal, Aston Villa, Barcelona, Chelsea, Liverpool, Manchester United e Real Madrid – 4 jogadores
  • Athletic Bilbao, Atlético de Madrid e Betis – 3 jogadores
  • Al Nassr, Bayer Leverkusen, Benfica, Fiorentina, Krasnodar, Newcastle, River Plate, Sevilla, Tottenham e Villarreal – 2 jogadores
  • Ajax, Al Sadd, Atlas, Bahia, Bayern, Bologna, Bournemouth, Brentford, Brighton, Cagliari, Dynamo Moscou, Everton, Fluminense, Galatasaray, Genk, Inter de Milão, Inter Miami, Internacional, Leipzig, Lens, Lyon, Millonarios, Monza, Nottingham Forest, Osasuna, Palmeiras, PSG, Racing, Roma, São Paulo, Watford e West Ham – 1 jogador