Uma operação, envolvendo a Vigilância Sanitária, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Civil e a Unidade de Vigilância em Zoonoses, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 15, na Orla Lagunar, no Vergel do Lago, e resultou na interdição de uma pocilga irregular.
O coordenador da Visa, Airton Santos, informou que o local já tinha sido notificado há 45 dias e hoje apresentou novamente irregularidades.
“A operação é bastante importante para que possámos reordenar de uma vez por todas a Orla Lagunar. As pocilgas são proibidas em Maceió desde a aprovação da Lei 5.318, de 2003. Percebemos que 80% dos suínos são abatidos nestas pocilgas irregulares. Isso é um risco sanitário iminente. Temos a obrigação de cuidar da saúde da população de Maceió”, disse Santos.
Após o flagrante, os porcos encontrados no local foram apreendidos e levados a um local seguro. Acredita-se que os suínos se alimentavam de comida estragada e até de outros porcos. No local, também haviam fezes de porcos espalhadas.
O estabelecimento será fechado uma vez que, além da proibição por lei e risco sanitário, estava atuando sem licença ambiental. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) também irá verificar se há lançamentos de efluentes na Lagoa Mundaú.