Entre as maiores pesquisas da internet, existe uma dúvida que deixa todo mundo confuso – e com razão: “Quem é o ator mais rico do mundo?”.
Os primeiros nomes que vêm à cabeça, é claro, são aqueles que sempre julgamos serem as respostas mais óbvias — Tom Cruise, Adam Sandler, Robert de Niro… Mas acredite: nenhum desses astros, muito mais do que riquíssimos, ultrapassam uma artista que raramente foi protagonista, colecionou créditos e mais créditos como coadjuvante e não tem o nome reconhecido pelo grande público: Jami Gertz.
‘Jami’ quem? ‘Gertz’ o que?
O seu rosto pode até não parecer familiar, mas pelo menos um filme com a atriz você já deve ter assistido. Principalmente se viveu ou é nostálgico das produções dos anos 1980.
Não é necessário ser o mais entendido dos cinéfilos para se lembrar bem de ‘Gatinhas & Gatões’ (1984) e do filme vampiresco ‘Os Garotos Perdidos’ (1987). Qualquer um que tenha se arriscado ligar a TV ou entrar em uma locadora lembra bem de pelo menos alguma das cenas desses dois clássicos adolescentes que, literalmente, ajudaram a moldar uma geração inteira.
E por mais que você lembre primeiro de Molly Ringwald ou Corey Haim nas duas produções, Gertz esteve em ambas, em papéis de certo destaque. No primeiro, a comédia romântica de John Hughes, a atriz interpreta uma das amigas da protagonista, a morena Robin.
No segundo, o filme de terror com Kiefer Sutherland com presas afiadas, ela é o interesse amoroso do irmão mais velho do personagem principal, interpretado por Jason Patrick, e parte da gangue de vampiros que aterroriza uma família que se muda para uma cidade litorânea da Califórnia, conhecida pelo desaparecimento sem explicações de muitos jovens.
Só que, claro, é bastante estranho pensar por que Jami Gertz seria a mais rica entre todos atores e atrizes — mas aí é que está: boa parte da sua fortuna não veio do trabalho como artista, mas sim como uma mulher de negócios.
Juntando conta bancária, investimentos, propriedades e afins, ela soma o surpreendente valor de 3 bilhões de dólares — cerca de 16 milhões de reais, pela cotação atual.
Casada com o magnata – também bilionário – Tony Ressler, os dois somam um império de mais de 10 bilhões de dólares; ou seja, mais de 54 bilhões de reais.
Jami Gertz está acima dos maiores nomes de Hollywood no quesito fortuna — mesmo do produtor, ator e diretor Tyler Perry, figurinha carimbada dos tapetes vermelhos, grande amigo de Meghan Markle e do Príncipe Harry e conhecido pelo faro empresarial, que tem “apenas” 1 bilhão em posses calculadas.
Também supera várias vezes Jerry Seinfeld (com US$ 950 milhões) e Dwayne Johnson, com cerca de 800 milhões de fortuna, artistas também conhecidos por serem ricos e investidores contumazes.
Além da própria bilionária que é atriz nas horas vagas, a única outra mulher na lista dos 20 atores e atrizes mais ricos do mundo é a cantora Jennifer Lopez, que também tem na diversificação uma característica na carreira – indo de atriz a popstar, passando por grifes de moda e beleza, além de posts patrocinados nas redes sociais.
Mas o que faz Jami Gertz ser tão mais rica que todos os outros citados? Ela, que também trabalhou ao lado do eterno ‘Karatê Kid’, Ralph Macchio, em ‘Encruzilhada’ (1986), é dona de um grande conglomerado esportivo. Ao lado do marido, possui uma das franquias da NBA, o Atlanta Hawks. Também compõem uma sociedade que compõe um time da MBL (Major Baseball League), a principal liga da modalidade mais popular dos Estados Unidos, o Millwaukee Brewers.
Ainda que fosse extremamente bem-sucedida nos negócios, a verdade é que o dinheiro nunca impediu que Jami pudesse se arriscar nas telas várias vezes.
A atriz soma mais de 50 títulos em sua carreira, incluindo o sucesso ‘Twister’ (1996), sobre um grupo de especialistas em furacões que sai em busca dos maiores ferozes em uma aventura bizarra (e extremamente divertida) sobre a vida de pesquisadores meteorológicos.
Outros sucessos teen também compuseram a vida de Gertz: ‘Uma Garota em Nova York’ (1992), ‘Quicksilver – O Prazer de Ganhar’ (1986), ‘A Primeira Transa de Jonathan’ (1985) e afins.
Mas não ficou apenas no cinema. Na TV, a atriz mais rica do mundo também se arriscou em uma das maiores sitcoms de todos os tempos, ‘Seinfeld’, além de outras como ‘Square Pegs’ e ‘Ally McBeal: Minha Vida de Solteira’.
Mais recentemente, apareceu no premiado drama ‘This Is Us’, na revolucionária sitcom ‘Modern Family’ e em ‘Shark’, estrelada por James Woods.
Seu último trabalho artístico, entretanto, foi a comédia romântica ‘Volta pra Mim’, lançada em 2022.
E, é claro, Gertz vive uma vida muito feliz assim. Mas acima de qualquer coisa, ela gosta de deixar claro: seu dinheiro não vem da fortuna do marido — muito pelo contrário.
“Todo mundo pensa que eu me casei com um cara rico”, explicou ao The Hollywood Reporter em 2018, “Mas eu fazia mais dinheiro — bem mais dinheiro, que o Tony quando o conheci”. O casal está junto desde 1989. “Eu comprei nossa primeira casa, eu paguei nossa primeira viagem. Eu me casei com ele porque eu o amava”, complementou.
Juntos, Tony e Jami são verdadeiros representantes da filantropia. Doam grandes quantias para a caridade e até criaram a própria organização, a Fundação Ressler-Gertz. Hoje, eles detém o recorde de celebridades que mais doam para a caridade nos Estados Unidos.
Para quem esperava a boneca Barbie, Margot Robbie, ou mesmo outro nome como Meryl Streep, Anne Hathaway ou mesmo Scarlett Johansson, se enganou. A resposta é bem mais surpreendente, chocante e menos badalada do que se poderia imaginar.