Maceió

Projeto Entorno dos Mestres investiga o legado da cultura popular de Alagoas

Idealizado pelo Blog Aqui Acolá, ação foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo Alagoas

Alagoas é conhecida por ser a terra dos folguedos e das tradições folclóricas. E é sobre esse horizonte que o Entorno dos Mestres se debruça. Com o objetivo de produzir reportagens para reunir e celebrar as memórias e o legado dos 29  Patrimônios Vivos de Alagoas já falecidos, o próximo passo da ação é criar uma revista em homenagem póstuma aos imortais Mestres Alagoanos.

Ascom Secult

Produção jornalística pretende provocar algumas reflexões acerca dos conceitos de memória, tradição e identidade

O projeto é realizado pelo Blog Aqui Acolá com recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Segundo a jornalista Iranei Barreto, idealizadora do projeto, a ideia nasceu para resgatar e preservar essas histórias, além de alertar sobre a fragilidade e importância dos bens imateriais, visto que os conhecimentos e técnicas são recebidos e repassados para os descendentes de forma oral, empírica e vivencial.

“A produção jornalística pretende ainda provocar algumas reflexões acerca dos conceitos de memória, tradição e identidade. Os mestres são essenciais para a identidade cultural de uma comunidade ou região. Cada mestre carrega consigo uma perspectiva única e conhecimentos valiosos”, afirmou a jornalista.

As ações do Entorno dos Mestres já começaram e vão englobar vários municípios alagoanos, em incursões destinadas a encontrar as marcas eternizadas pelos mestres no estado. Até agora foram visitadas:  Coqueiro Seco, cidade da Mestra de Chegança e Pastoril Luzia Simões, Santa Luzia do Norte, cidade Mestra Anézia da Conceição, e Viçosa, cidade Mestre Sebastião do Guerreiro de Viçosa.

Em todos os trajetos foram entrevistados familiares, residentes dos municípios, secretários de cultura municipais, além de visitações do acervo de cada mestre. “Os novos descendentes, em muitos casos, não conseguem manter os grupos ou atividade cultural, que acabam deixando de existir. E neste caso, como as próximas gerações saberão quem foram estes importantes mestres e mestras que contribuíram com a cultura do estado? A proposta desse projeto é também provocar e discutir formas de promover esse conhecimento. Reunir e fomentar discussões acerca desses importantes personagens”, complementou Iranei Barreto.

O público poderá acompanhar o desenrolar do projeto por meio de relatórios das pesquisas publicados no Blog Aqui Acolá (https://aquiacola.net) e também no perfil criado no Instagram @entornodosmestres, que funciona como um “diário de bordo” registrando e compartilhando os bastidores dos trabalhos. A equipe do projeto é composta, além da jornalista Iranei Barreto, pelo jornalista Nicollas Serafim, o publicitário Joenne Mesquita e pelo professor e comunicador Givaldo Kleber.