O Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0, nesta quarta-feira (17), no Nilton Santos, pela 17ª rodada, e abriu vantagem na liderança do Brasileirão.
No duelo de gigantes, repleto de rivalidade dentro de fora de campo, Tiquinho Soares anotou o gol do Alvinegro, que ”deu o troco” no primeiro encontro depois da fatídica derrota por 4 a 3 em 2023.
Com o resultado, a equipe de Artur Jorge foi aos 36 pontos, três a mais que a de Abel Ferreira. O Flamengo é o 3º, com 31 e um jogo a menos.
Os dois times voltam a se enfrentar em agosto, dessa vez pelas oitavas de final CONMEBOL Libertadores.
A ida será no dia 14 no Nilton Santos, enquanto a volta está marcada para o dia 21, no Allianz Parque.
O JOGO
O 1º tempo foi eletrizante no Nilton Santos, com os dois times buscando o ataque o tempo todo. O Botafogo começou melhor e criou mais chances, principalmente com Júnior Santos, Marlon Freitas e Luiz Henrique, que pararam nas defesas de Weverton.
O Palmeiras também assustou e ficou na bronca com a arbitragem com 3 minutos de jogo, quando Barboza derrubou Flaco, que partia em direção ao gol. Os palestrinos pediram a expulsão do jogador alvinegro, mas Anderson Daronco aplicou amarelo.
Na melhor oportunidade do Alviverde, Flaco López sai livre, de frente para John, mas o goleiro alvinegro fez um milagre para evitar o gol, aos 17 minutos.
Assim como na etapa inicial, o 2º tempo começou quente e equilibrado, com cariocas e paulistas pressionando.
Até que aos 10, Luiz Henrique passou por Murilo e cruzou para Tiquinho Soares abrir o placar para o Botafogo.
Só que o Alviverde reagiu e só não empatou na sequência com Flaco, porque John, mas uma vez, fez boa defesa.
Foi então que Abel promoveu as estreias de Felipe Anderson e Mauricio, que entraram nas vagas de Gabriel Menino e Estêvão, machucado. Do lado alvinegro, Júnior Santos deu lugar ao também estreante Igor Jesus.
Atrás do placar, o Palmeiras pressionou na reta final, mas o goleiro John estava em uma noite inspirada e, com boas defesas, salvou o Botafogo.