De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o quantitativo de eleitores e eleitoras acima de 70 anos – que não são mais obrigados a votar este ano – é de 188.230 em Alagoas (7,71% do quantitativo total). Entre 60 e 69 anos – que ainda são obrigados a votar – o número de eleitores é de 252.566, representando 10,34% do eleitorado.
Entre os eleitores mais idosos, 51.004 têm acima de 79 anos e representam 2,08% do quantitativo total de eleitores e eleitoras alagoanos.
“A Justiça Eleitoral tem um carinho todo especial por esta parcela do eleitorado que representa o voto maduro e experiente. Esses eleitores viveram todas as fases da democracia e experimentaram desde o voto em cédula até as urnas eletrônicas. Estamos certos que, mais uma vez, eles farão questão de votar e participar ativamente da democracia”, explicou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
Desde 2022, as assessorias de Comunicação de todos os TREs brasileiros, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão produzindo conteúdo para incentivar a participação dos eleitores idosos no processo democrático. Além de campanhas de incentivo no rádio e na TV, os Tribunais também buscam o diálogo com esse público através dos perfis nas redes sociais, especialmente Instagram e Facebook.
Este ano, o TRE de Alagoas lançou o Comitê para a Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas, objetivando se aproximar ainda mais deste público específico.