Os ocupantes do helicóptero do Corpo de Bombeiros que fez um pouso forçado no Rio Araguaia não tiveram grandes ferimentos ‘”graças à experiência do piloto”, segundo a corporação. O momento exato em que a aeronave caiu na água foi filmado por turistas que estavam no local (veja o vídeo acima).
“O piloto fez todas as manobras de emergência possíveis que o caso requer, e com um julgamento rápido levou a aeronave, já sem potência, para o lugar mais seguro e tentou ao máximo diminuir o impacto”, diz a nota do Corpo de Bombeiros.
O pouso forçado ocorreu na manhã deste sábado (20), próximo à Itacaiú, distrito de Britânia, no oeste do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco bombeiros militares e um militar da Marinha estavam a bordo do helicóptero. Apenas o piloto teve ferimentos leves.
“O helicóptero estava dando suporte aos finais de semana devido ao volume de turistas na região. Segundo o piloto, a aeronave perdeu força”, explicou o coronel.
Os bombeiros disseram ainda causas do pouso estão sendo investigadas. Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que as equipes do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) estão no local.
O helicóptero perdeu força durante o voo, segundo o coronel Washington Luiz Vaz Júnior. Ele contou que a aeronave passou pelo posto de Itacaiú e seguia para Aragarças quando o acidente aconteceu. A equipe fazia um voo de patrulhamento no Rio Araguaia.
O major Sérgio Roberto Lima detalhou o estado de saúde de cada um dos seis passageiros.
“Todos os passageiros estão estáveis: dois precisam de cuidados ortopédicos específicos e foram encaminhados para Goiânia, dois são avaliados no Hospital Municipal de Britânia e dois não precisaram de atendimento”, disse.
Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, neste sábado (20/07), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-CBG no município de Itacaiú (GO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.