A Polícia Civil (PC-PR) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), uma operação contra suspeitos de integrar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação ocorre simultaneamente em cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Alagoas.
Segundo as investigações, integrantes do grupo lavavam dinheiro por meio de empresas de revenda de veículos de luxo, lojas no ramo alimentício e barbearias.
Cerca de 150 policiais civis dos estados envolvidos cumprem 83 ordens judiciais, sendo 21 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão, além de bloqueio de contas bancárias, apreensão de veículos e ordens de sequestro de bens.
Os mandados estão sendo cumpridos nas seguintes cidades:
Paraná: Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais, Cascavel, Lapa e Piraquara;
Santa Catarina: Balneário Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul;
São Paulo: São Paulo, Paranapanema;
Alagoas: Maceió.
De acordo com a polícia, as investigações iniciaram em maio de 2022 e revelaram que os suspeitos movimentaram mais de R$ 252 milhões.
Investigações
Uma das empresas de revenda de veículos movimentou mais de R$ 30 milhões, conforme a polícia. Além disso, identificaram práticas de ocultação de patrimônio por meio de compra de veículos e imóveis de luxo.
Ainda conforme a polícia, a investigação apontou que os suspeitos estão envolvidos em homicídios de narcotraficantes rivais, motivados pela disputa pelo controle do tráfico de drogas no Bairro Cajuru, em Curitiba.