Interior

Bombeiros registram 14 ataques de caravelas em praias de Marechal Deodoro

O Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) registrou nesta quarta-feira, 24, pelo menos 14 atendimentos a banhistas que sofreram ataques de caravelas nas praias de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió.

Um dos casos registrados foi o de uma menina de 5 anos, que teve contato com o animal aquático na perna direita. Ela foi atendida pela corporação que aplicou vinagre na região da lesão e depois foi liberada.

A assessoria do Corpo de Bombeiros confirmou que é normal o aumento da incidência desse tipo de ocorrência em um determinado período do ano. “Os ventos que estão ficando mais fortes acabam trazendo para praia. É recorrente, infelizmente, com crianças”, explica.

Orientações

Não é recomendado chegar perto das caravelas, mesmo aquelas que estão na areia;

Em caso de ser atingido, a primeira medida a ser tomada é tentar retirar os tentáculos da caravela ainda dentro da água;

Caso não consiga, buscar ajuda de um bombeiro e, se não houver, procurar uma barraca para ter acesso a vinagre de cozinha, que deve ser derramado sobre o local afetado para diminuir a urticária e a sensação de queimadura;

Não esfregar, passar areia da praia, porque isto pode espalhar a toxina que queima;

Não colocar gelo, nem água doce, nem tampouco água de coco ou urina;

Tentar remover suavemente os tentáculos que permanecerem grudados na pele;

Procure um guarda-vidas para receber o atendimento pré-hospitalar adequado.