A delegação brasileira realizou o tradicional desfile das delegações, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024 nesta sexta-feira, 26 de julho. Diferente das outras edições, realizadas em estádios, desta vez cada país fez sua apresentação para torcedores de todo o mundo em barcos, que navegaram ao longo de 6km pelo rio Sena, no coração da capital francesa.
O Brasil foi o 29º país a se apresentar, liderados por Raquel Kochhann (rugby sevens) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), que conduziram o pavilhão nacional. Paris 2024 marca a 25ª participação do país em Jogos Olímpicos de Verão. A primeira foi em 1920, em Antuérpia (Bélgica).
A delegação brasileira nestes Jogos conta com 277 atletas. Atualmente com quatro medalhas Olímpicas, Isaquias Queiroz buscará em Paris ser o maior medalhista da história do Brasil em Jogos. Além dele, Rebeca Andrade (ginástica artística), Rayssa Leal (skate street), Alison dos Santos (atletismo 400m com barreiras), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina, no surfe, são esperanças de pódios para o Brasil. Nas modalidades coletivas, a seleção feminina de vôlei vai em busca do tricampeonato em Jogos Olímpicos.
Em Tóquio 2020 foram 21 medalhas na maior campanha da história do país em Jogos, com sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.