Autenticação de dois fatores é acionada quando há uma tentativa de acessar a conta em um novo aparelho. Como o recurso não costuma ser ativado por padrão, é preciso ir às configurações de cada plataforma para aumentar a segurança.
Os casos de pessoas que foram vítimas de invasões em suas contas em serviços como WhatsApp, Instagram e Google sempre voltam à tona. Mas as plataformas costumam ter recursos que dão uma proteção adicional contra o roubo de perfis.
É a chamada autenticação de dois fatores, que entra em ação quando há uma tentativa de acessar o seu perfil por um novo aparelho. Com a proteção dupla, o login só é liberado após fornecer a senha e um segundo código, que costuma ser gerado na hora.
Esse código adicional pode ser obtido em um aplicativo de autenticação ou uma notificação em um dispositivo confiável, por exemplo – também é possível gerar o número por SMS, mas a opção não é indicada por especialistas porque criminosos receber a mensagem em outro celular.
Ainda que a autenticação de dois fatores esteja disponível em vários serviços, ela não costuma ser ativada por padrão. Para aumentar a segurança, cada usuário precisa ir às configurações de suas contas e ativar o recurso. Veja abaixo como fazer isso nas principais plataformas.
Facebook/Instagram
A Meta, controladora de Facebook e Instagram, conta com um recurso chamado Central de Contas nas duas redes sociais. Por meio dele, é possível sincronizar seus perfis e definir preferências sobre vários assuntos, incluindo segurança.
No Instagram, vá até a página do seu perfil, clique no ícone ☰ no topo da tela e toque em “Central de Contas“. E, no Facebook, toque na sua foto de perfil no canto superior direito da tela, clique no ícone de engrenagem e selecione “Ver mais na Central de Contas“.
Se as suas contas estiverem sincronizadas, basta seguir estas etapas em apenas uma rede. Caso contrário, é preciso fazer o procedimento em cada uma delas:
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