Esporte

Olimpíadas de Paris: Edival Pontes, o Netinho, conquista a medalha de bronze para o Brasil no taekwondo

Atleta foi o terceiro brasileiro a ser medalhista olímpico na modalidade

O taekwondo garantiu uma medalha de bronze para o Brasil. Ela foi conquistada por Edival Pontes. O Netinho, como é conhecido, venceu o espanhol Javier Perez Polo por 2 rounds a 1 na decisão do terceiro lugar e assegurou seu lugar no pódio da categoria até 68kg.

Wander Roberto/COB

Edival Pontes, o Netinho, conquistou a medalha de bronze no taekwondo em Paris-2024

Netinho se tornou o terceiro brasileiro medalhista olímpico na modalidade. Os dois que conquistaram antes dele também ganharam bronze: Maicon de Andrade, na Rio-2016; e Natália Falavigna, em Pequim-2008.

A trajetória de Netinho até o bronze começou com um tropeço. Na estreia, ele foi derrotado por Zaid Abdul Kareem, da Jordânia. Mas ganhou uma segunda chance quando o jordaniano garantiu vaga na final, o que lhe deu direito a disputar a repescagem. O brasileiro não desperdiçou a oportunidade e venceu o turco Hakan Reçber, classificando-se para a disputa do bronze contra Perez Polo.

A outra representante do Brasil no taekwondo não teve a mesma sorte. Maria Clara Pacheco chinesa Luo Zongshi, número 1 do mundo na categoria até 57kg. Como sua adversária não avançou à final, ela sequer teve a chance lutar a repescagem.