Um morador de Goiás sofreu um golpe de quase de R$ 613 mil depois de comprar 22 veículos em um site de leilão falso, segundo a Polícia Civil. Cinco pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, foram presas em São Paulo e Rio de Janeiro suspeitas do crime e outras cinco permanecem foragidas até esta quinta-feira (8).
O g1 não conseguiu localizar o contato da defesa dos presos para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.
A polícia explicou que a vítima caiu no golpe ao fazer 12 transferências bancárias aos criminosos, acreditando estar arrematando os veículos. Os crimes aconteceram em agosto de 2023.
A Polícia Civil explicou que o morador de Goiânia caiu no golpe após pesquisar na internet por um site de leilão de veículos e encontrar o site falso. A delegada Marcella Orçai explicou que a página na internet funcionava como uma espécie de catálogo, expondo os veículos que estariam sendo leiloados.
A investigação apurou que, quando a vítima escolheu os veículos, foi redirecionada a um aplicativo de mensagens, onde se comunicava diretamente com os criminosos. A polícia detalhou que, nesses tipos de conversa, os suspeitos utilizam várias artimanhas para “convencer” a vítima, fazendo com que elas tenham pressa em fazer as transferências.
“O criminoso faz de tudo para enganar, diz que a transferência tem que ser feita rápido, que o veículo vai ser enviado por caminhão-cegonha”, explicou a delegada.
As 12 transferências que totalizaram quase R$ 613 mil foram feitas entre os dias 18 e 25 de agosto de 2023. A delegada detalhou que, durante este período, os criminosos alegavam que os veículos iriam ser enviados e, depois, inventavam problemas nos envios. Quando o dinheiro era todo transferido, os suspeitos paravam de responder a vítima.
Segundo a polícia, o morador de Goiânia só percebeu que se tratava de um golpe dias depois que finalizou os pagamentos. Ao perceber, denunciou o caso à polícia.
A investigação ainda busca identificar os demais integrantes da associação criminosa, além de buscar outras possíveis vítimas do crime.