Futebol

Clubes da Libra tentam ampliar faturamento com venda de outros direitos de transmissão; veja bastidores

Ricardo Moreira/LiBRA

Ricardo Moreira/LiBRA

Após acertarem a venda dos direitos de transmissão de seus jogos para a Globo, para o período entre 2025 e 2029, os clubes da Libra iniciaram conversas para ampliar o faturamento no futuro. A ESPN apurou que houve encontro entre os representantes das 12 equipes do bloco na última sexta-feira (9), em São Paulo, para tratar do assunto.

A reunião contou com a presença de dirigentes do Brusque, Flamengo, Grêmio, Guarani, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória. Atlético-MG, Bahia e Paysandu participaram da reunião de maneira virtual.

Durante o encontro, os mandatários discutiram a respeito de novas propostas comerciais que foram oferecidas à Libra para a venda de direitos de transmissão internacionais e para plataformas de “betting”. A reportagem apurou que as conversas ainda estão em fase de estudo.

Neste momento, os clubes debatem se vale a pena fechar pelo mesmo ciclo de cinco anos, assim como foi no contrato assinado com a Globo, ou se haverá a assinatura de contratos com prazos menores, com intuito de captar uma valorização prevista nos possíveis acordos.

“Estamos avançando de maneira constante e sólida, sempre no sentido de conseguir as melhores condições possíveis para nossos clubes e parceiros. Criamos a Libra com o propósito de fortalecer o futebol brasileiro e suas equipes de maneira coletiva, e seguiremos firmes neste objetivo”, comentou Leila Pereira, presidente do Palmeiras, sobre o tema.

Em março deste ano, a Libra fechou um acordo de exclusividade com a Globo para os direitos de transmissão nacionais em TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view entre os anos de 2025 e 2029. O contrato prevê o pagamento de mais de R$ 6 bilhões aos clubes da entidade, valor que começou a ser distribuído ainda em 2024.

Desse “bolo”, a divisão será feita da seguinte forma: 40% do valor é dividido igual para todos os participantes, 30% de acordo com a classificação no campeonato e 30% com base em critérios de audiência.