CIN será emitida também na unidade móvel do Sine Alagoas durante ações que têm início em setembro deste ano
Em busca da ampliação dos serviços oferecidos à população, a Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) fechou uma parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas para realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante as ações com a unidade móvel do Sine-AL que acontecem em todo o estado.
O secretário executivo da Seteq, Erik Silveira, visitou esta semana a perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, para formalizar a parceria e destacou a importância da ampliação desse atendimento. “Essa parceria com o Instituto de Identificação vai possibilitar que mais alagoanos possam ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional durante as ações com o Sine Móvel. Esse já era um desejo nosso, que agora se torna possível. Além de se cadastrar no Sine e tirar a Carteira de Trabalho digital, os trabalhadores poderão também solicitar a nova Carteira de Identidade em um só lugar”, celebrou Erik Silveira.
A perita-geral Rosana Coutinho afirmou que o Governo de Alagoas investe no crescimento da rede de atendimento do Instituto de Identificação. Para ela, a criação de pontos de atendimento descentralizados visa alcançar áreas mais remotas e reduzir a demanda nos centros urbanos.
Além da inauguração de novos postos, a Polícia Científica busca parcerias, colaborações, acordos e integração com outras instituições para promover a cidadania. Segundo a perita-geral, parcerias como a estabelecida com a Seteq são fundamentais para otimizar o processo de emissão de carteiras de identidade, o que torna o serviço estadual mais acessível e eficiente para a população.
“Essa parceria é de suma importância, pois o Sine é um espaço de acolhimento dos trabalhadores, com foco na empregabilidade, especialmente para o primeiro emprego. A Carteira de Identidade é um documento essencial para se candidatar às vagas de trabalho. Portanto, a exemplo de outros estados, vamos unir esforços para implantar um posto de emissão de carteiras de identidade na unidade móvel do Sine”, afirmou Rosana Coutinho.
Ações iniciam em setembro
A parceria também foi debatida em outra reunião realizada na sede da Seteq. O secretário executivo Erik Silveira se reuniu com o superintendente do Instituto de Identificação, Antônio de Andrade, com os papiloscopistas Marcelo Casado e Luciane Lima, chefe de Identificação Civil, a colaboradora do Instituto de Identificação, Vagna Ferreira, e o coordenador do Sine-AL, Lamonier Leite. A ação conjunta será iniciada em setembro. O atendimento também será ampliado quando for inaugurada a Casa do Trabalhador, ainda este ano.
A nova CIN
A nova Carteria de Identidade Nacional vai transformar a identificação do cidadão. A emissão do documento agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da Federação.
Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos.
Para além de um documento de identificação, a CIN conecta o ciclo de vida do cidadão, do nascimento ao óbito, e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.
Inovação
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.
Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.