O fim de semana chegou e as praias do litoral alagoano são os destinos escolhidos de muitas pessoas para descansar. Contudo, antes de se arriscar entrar no mar, a recomendação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) é que o banhista verifique a qualidade da água com o intuito de evitar doenças infecciosas.
Esta semana, o órgão ambiental verificou 66 trechos, compreendidos entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi. Destes, 54 foram classificados como próprios e 12, como impróprios.
O litoral sul segue liderando o ranking de região com praias mais limpas de Alagoas. Das 23 áreas analisadas, apenas o trecho a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, segue sendo apontado como inadequado para banho.
Em Maceió, nove dos 20 pontos avaliados não estão favoráveis para um bom mergulho. O alerta do IMA vai para se evitar, em qualquer época do ano, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente as que ficam entre as praias da Avenida e do Sobral.
Já no litoral norte, dois trechos da Praia de Maragogi, que ficam na Foz do Rio Maragogi, próximo a AL-101 Norte, e em frente à Foz do Rio Persinunga, estão proibidos aos banhistas.