Política

Pacheco diz que Poderes chegaram a cogitar extinção das ‘Emendas Pix’, em reunião sobre impasse das emendas

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (20) que os representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário chegaram a cogitar a extinção das polêmicas “Emendas Pix”, durante reunião entre ministros e presidentes das Casa nesta tarde.

No entanto, houve uma “compreensão geral de que essa modalidade pode ser útil em situações de obras inacabadas, algo que interessa a coletividade”, explicou o parlamentar.

Portanto, chegou-se a um consenso de que a ferramenta poderá ser mantida desde que “definida a finalidade da emenda, que o recurso não vai compor o orçamento do município aleatoriamente, e vai servir para obras inacabadas”, detalhou Pacheco.

A declaração do presidente do Senado ocorreu após reunião entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e representantes do governo, sobre o impasse em torno do pagamento das emendas parlamentares.

Na semana passada, o plenário do STF confirmou por unanimidade uma decisão individual do ministro Flávio Dino que suspendeu a execução das emendas impositivas e impôs restrições para as chamadas “Emendas PIX”.