O Botafogo anunciou nesta quarta-feira (21) a contratação do meia Mohamed El Arouch. O jogador de 20 anos assinou contrato com o Glorioso até junho de 2026.
Revelado nas categorias de base do Lyon e com passagem pelas equipes de base da seleção da França, o meia era tido como uma das grandes promessas do futebol francês.
Meia de origem, El Arouch também atua como segundo volante e pelo lado esquerdo do ataque.
“É um líder técnico mas também um líder de empenho e combatividade na repetição e intensidade das corridas”, disse Amaury Barlet, técnico da base do Lyon, ao jornal francês 20minutes, em maio de 2022.
“Ele identifica muito rapidamente problemas que podem ocorrer em determinadas partidas e imediatamente conversa sobre isso com seus companheiros e com a comissão técnica. Sua liderança e senso de jogo também podem ser vistos”, completou.
A contratação foi viabilizada por John Textor, que também é dono do Lyon, e aprovada pelo departamento de scout do Botafogo.
FÃ DE JUNINHO PERNAMBUCANO E APONTADO COMO UM DOS ‘MAIORES TALENTOS DO MUNDO’
El Arouch iniciou na equipe sub-13 do SC Orange, logo chamando atenção do Lyon. Aos 11 anos, já jogava com os mais velhos pela técnica e habilidade.
Antes mesmo de chegar ao gigante francês em 2017, o meia tinha um brasileiro como inspiração. O quarto de El Arouch era coberto de pôsteres de Juninho Pernambucano, ídolo do Vasco e do clube da terceira maior cidade do país.
“Todos os clubes da região queriam contratá-lo. Ele tem uma técnica acima da média, usa os dois pés com facilidade e consegue passar pelo adversário com um simples controle direcionado. Ele já conseguia adivinhar o passe do rival, é raro”, disse Gilles Signoret, olheiro que levou El Arouch ao Lyon, à RMC Sport, em 2021.
O jornal The Guardian, em outubro de 2021, listou as 60 grandes promessas nascidas em 2024 para ficar de olho. El Arouch, na época com 17 anos, foi colocado na lista.
O material contava com outro jogador do Botafogo. Matheus Nascimento, que se recupera de grave lesão no músculo posterior da coxa direita, foi apontado pelo veículo inglês.
Outros brasileiros também apareciam na lista: Savinho, na época no Atlético-MG e hoje no Manchester City, e Ângelo, ex-Santos e atualmente no Chelsea, também faziam parte.
El Arouch já treinava com o elenco do Botafogo desde o início de agosto, mas aguardada os últimos trâmites burocráticos para ser anunciado. Agora, é mais uma opção para o elenco de Artur Jorge.