Interior

Governo inaugura sistema de abastecimento em povoado de Estrela de Alagoas nesta sexta (30)

Mais de mil habitantes da comunidade Ipueiras passam a ter água tratada nas torneiras

O programa Mais Água Alagoas avança com diversas obras de saneamento e chega a comunidades rurais, com alta vulnerabilidade social, e distante de centros urbanos. Exemplo disso é o povoado Ipueiras, no município de Estrela de Alagoas, onde o abastecimento, historicamente, foi realizado por meio de caminhões-pipa.

Divulgação

Reservatórios elevados, com capacidade de 25 mil litros cada, estão situados na região conhecida como Lagoa do Mato e vão garantir o fornecimento de água do povoado Ipueiras

Com o intuito de propor uma solução definitiva do problema de acesso à água tratada, o Estado por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), implantou um sistema de abastecimento de água exclusivo para a localidade, que deve beneficiar cerca de mil habitantes.

A obra, orçada em torno de R$ 1 milhão e setecentos mil reais com recursos próprios da Companhia, compreende os seguintes serviços: recuperação do atual reservatório-pulmão, construção de uma casa de bomba, instalação de dois novos conjuntos motobombas, quadro de comando elétrico e pintura de toda a estrutura que fica no centro da cidade.

Já no traçado para Ipueiras, foram implantadas adutoras em PVC, com diâmetro de 75 milímetros, numa extensão de 6.354 metros, e construída uma estrutura em concreto armado, com dez metros de altura, para a instalação de dois reservatórios elevados, com capacidade de 25 mil litros cada, situados na região conhecida como Lagoa do Mato.

Entenda como é o funcionamento do sistema

O sistema que vai atender à Ipueiras funciona da seguinte forma: a captação da água bruta é feita na barragem do Bálsamo, levada para a estação de tratamento na cidade de Estrela de Alagoas, depois enviada ao reservatório-pulmão, com capacidade de armazenamento de 150 mil litros, e bombeada até os reservatórios elevados. Em seguida, por gravidade, chega ao povoado, onde a Casal já implantou 900 metros de rede de distribuição domiciliar, fez o cadastro de novas ligações e instalou, em 227 imóveis, hidrômetros e caixas de proteção.

Para celebrar esse momento na mudança de vida dos estrelenses, o governador Paulo Dantas, o secretário Vitor Pereira (Segov), o presidente da Casal, Luiz Neto, e demais diretores da Companhia, além de outras autoridades, inauguram, nesta sexta-feira (30), a Implantação de Sistema de Abastecimento de Água de Ipueiras.

A solenidade começará a partir das 11h, na Praça Abílio Moura, em frente à igreja matriz de São Sebastião, no Centro do povoado, onde será feita a abertura de um ponto de água instalado no local. Em seguida, a comitiva vai até a área dos reservatórios elevados, onde será feito o descerramento de placa inaugural.