O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou por meio de nota nesta sexta-feira (30) o desabamento do telhado de uma igreja no Recife.
O acidente deixou dois homens mortos, segundo a prefeitura do Recife, e dezenas de feridos.
“Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento”, afirmou Lula.
O teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou por volta das 13h30, durante uma distribuição de cestas básicas.
Os corpos foram encontrados sob os escombros e entre os bancos da igreja. Pelo menos 22 pessoas ficaram feridas no desabamento, de acordo com a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania).
Havia entre 60 e 70 pessoas no local no momento do acidente. Vídeos gravados por testemunhas e enviados para a TV Globo mostram o teto do santuário sobre os bancos e pessoas correndo para ajudar as vítimas, que ficaram deitadas no chão.
Os feridos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na mesma região da capital pernambucana, e para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
Ainda será investigada a causa do desabamento, que ocorreu 100 dias antes da Festa do Morro, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Segundo uma postagem no perfil do santuário no Instagram, a instalação das placas solares no teto da igreja foi finalizada há seis dias.
O Corpo de Bombeiros enviou 32 militares ao local do acidente, para onde também foram 15 policiais militares. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil também estiveram na área do desabamento, de acordo com o Centro de Operações do Recife (COP).
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se pronunciou sobre o acidente em uma nota.
“Acabo de saber do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição consolem a todos”, disse.
Priscila Krause foi até o local do acidente. “Esse primeiro momento é para cuidar dessas pessoas. Toda a assistência que elas precisem e, depois, a gente cuida do santuário. Esse santuário é um símbolo para o Recife, um símbolo para Pernambuco. […] Assim que a Defesa Civil e os bombeiros liberarem, […] começa o levantamento para que a gente possa fazer a reconstrução do santuário, até porque se começou uma contagem regressiva dos 100 dias para a festa do Morro”, disse a vice-governadora.