Saúde

Setembro Amarelo: Sesau realizará Fórum de Prevenção e Posvenção ao Suicídio

Em Alagoas, de janeiro a agosto de 2024, foram registrados 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial, irá promover, no dia 24 de setembro, o III Fórum de Prevenção e Posvenção do Suicídio, com o tema “Valorização da Vida: Acolher e Cuidar”.

A iniciativa, que faz parte da programação do Setembro Amarelo, é destinada aos profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos e acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Poço, em Maceió.

Carla Cleto / Ascom Sesau

Psiquiatra da Sesau, Rose Bezerra, salienta que falar de saúde mental junto à sociedade é fundamental, pois também é uma situação social

Em Alagoas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), durante os meses de janeiro a agosto de 2024, foram registrados 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos por suicídio.

Em todo o ano passado, o Estado contabilizou 2.581 tentativas de suicídio e 154 óbitos por suicídio. Já em 2022, foram notificados 2.214 tentativas de suicídio e 193 óbitos por suicídio.

A psiquiatra da Sesau, Rose Bezerra, salienta que falar de saúde mental junto à sociedade é fundamental, pois também é uma situação social.

“Setembro Amarelo é um mês alusivo a um problema de saúde que acontece o ano inteiro. Esse momento é uma oportunidade para conscientizar a população e discutir o tema para além do mês, porque precisamos entender que o suicídio e a idealização suicida estão inseridos em um quadro transformamental, que está relacionado com o contexto social”, explicou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o cuidado com a saúde mental é essencial para assegurar uma melhor qualidade de vida e segurança a todos os alagoanos.

“Toda a equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau está empenhada em garantir cursos e capacitações para a prevenção do suicídio e da autolesão. Nosso propósito é enfrentar o problema por meio de uma rede de acolhimento e assistência em saúde mental, atuando sem preconceitos e sem julgamentos, que infelizmente ainda são comuns na sociedade”, pontuou o gestor.

Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção ao suicídio, teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Durante o nono mês do ano, diversas ações educativas são realizadas, com a culminância em 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.