Presidente vem se queixando da demora da minerador em fechar acordo com as famílias afetadas pelo rompimento das barragens nas duas cidades mineiras. Lula deu entrevista a uma rádio de Uberlândia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (5), em entrevista para uma rádio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que acordos da Vale com famílias das vítimas das tragédias de Brumadinho e Mariana serão “resolvidos” em outubro.
“Vou te dar em primeira mão. Até o começo de outubro, a gente vai resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana de Brumadinho”, afirmou o presidente à Rádio Vitoriosa.
“É uma coisa que se arrasta há 10 anos. Vários compromissos, várias tentativas de fazer acordo, várias decisões judiciais, e as pessoas lá. A Vale não cumpre. Agora vai ter que cumprir”, completou Lula.
O tema dos rompimentos das duas barragens da mineradora já havia sido levantado esta semana pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Isso porque áreas do estado dele foram atingidas pelos rejeitos da barragem de Mariana, em 2015.
Após uma reunião com Lula, em Brasília, Casagrande disse que espera assinar até o final deste ano um acordo com mineradoras de cerca de R$ 100 bilhões para a reparação dos danos causados pelo acidente.
Segundo o governador, Lula demonstrou otimismo para fechar o acordo “nos próximos dias” e informou que o governo está em contato com a direção da Vale. O presidente costuma criticar a mineradora pela demora no pagamento pelos danos causados em Minas Gerais e Espírito Santo.