Artigos

Maceió e economia azul centrada no empreendedorismo azul para geração de renda

Assessoria

Assessoria

A nova economia é a “Azul”, que promoverá a utilização dos recursos marítimos só que de forma sustentável, integrando a economia, o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, em uma mesma equação convergente onde todos ganham. Então nasce uma nova forma de fazer negócios e empreender, utilizando o oceano como recurso ou meio, mas de forma sustentável.

Nasce então o “Empreendedor Azul”, aquele que deseja a sua prosperidade e da comunidade onde vive e que desenvolve o seu negócio, através da melhor utilização dos recursos aquáticos, sem degradá-los ou exauri-los, essa é a lógica da “Economia Azul”.

O fomento ao empreendedorismo azul pode ser uma grande oportunidade de geração de emprego e renda, sendo um poderoso agente de desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco no progresso de um território marítimo, de forma convergente, competitiva e sustentável.

Para isso temos que promover a literacia do oceano, criando a “consciência azul” nos agentes econômicos e sociais, sobretudo nos atuais e futuros consumidores, que estabelecem a dinâmica dos mercados, consumindo produtos e serviços das empresas, cooperativas e instituições, por meio do consumo consciente, o que poderá impactar os modelos de negócios, promovendo a transformação para uma economia mais sustentável, a “Economia Azul”.

  • É especialista em Governança e Desenvolvimento Sustentável,  Docente Líder da Formação Executiva no INSPER “Economia Azul e Cidades” e Coautor dos livros “Governança pela Economia Azul”e “Economia do Mar – Uma Estratégia de Desenvolvimento Local Sustentável”

Recentes