Agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) estão sendo acusados de excesso após um acidente envolvendo uma equipe de escolta de uma autoridade portuguesa, que chegou na noite desta quinta, 12, à capital alagoana para participar do encontro G20.
Imagens amplamente divulgadas nas redes sociais mostram o veículo oficial tocando uma motocicleta que tenta ultrapassar o comboio oficial, o que é proibido por lei, e seguindo sem prestar socorro aos dois ocupantes da moto. Uma mulher foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado com escoriações.
Ainda na noite de ontem, o DMTT emitiu nota oficial sobre o caso. Leia abaixo:
O DMTT informa que o acidente ocorrido na noite desta quinta-feira (12), na altura do Km 94, próximo à UFAL, envolveu uma motocicleta e uma viatura do DMTT que realizava a escolta da Ministra da Juventude e Modernização de Portugal para o G20.
A escolta é intransponível e a colisão veio a acontecer devido à motocicleta desrespeitar a distância e tentar acessar o espaço da célula da escolta — definido como o espaço entre o primeiro e o último veículo do comboio. Por questão de segurança da autoridade escoltada, a equipe do DMTT teve que seguir na escolta e uma outra viatura foi acionada para se dirigir ao local.
A manobra em zigue-zague é definida em manual policial como necessária para a segurança do dignitário quando algum veículo tenta avançar para dentro do comboio.
Foi acionada uma outra equipe do DMTT para ir até o local de acidente, de onde foi constatado que a condutora da motocicleta teve ferimentos leves e levada por uma unidade da SAMU ao HGE.
O DMTT e a PRF estão desde a última terça-feira (11) divulgando nas redes sociais dicas e orientações à população a fim de manterem os cuidados no tráfego durante a passagem das escoltas do G20 em Maceió, inclusive com a orientação de não seguir os veículos batedores.